Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21b - Estratégias para a melhoria dos processos de trabalho

25848 - O NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) NO BRASIL 10 ANOS DEPOIS NAS CAPITAIS DO NORDESTE: AMPLIAÇÃO DO CUIDADO OU FUNCIONALIDADE À LOGICA CURATIVA?
NAIARA ESTEFÂNIA ALVES CARNEIRO - UFRN


Apresentação/Introdução
O NASF foi criado por meio da portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008, formando multiprofissionais para apoiar as Equipes Saúde da Família. O mecanismo que orienta a gestão do trabalho do NASF é o apoio matricial, desenvolvendo um trabalho em duas dimensões: clínico assistencial e técnico-pedagógica. Atualmente, existe cerca de 100 equipes NASF espalhadas nas 09 capitais do Nordeste Brasileiro.


Objetivos
O relato de pesquisa em questão tem como objetivo discutir o panorama dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família no Brasil, precisamente, nas Capitais dos Estados do Nordeste, 10 anos após sua implantação.


Metodologia
A pesquisa é quali-quantitativa, cujo método de análise escolhido foi o materialismo crítico-dialético. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, valendo-se, principalmente, das informações e dados contidos nos sítios eletrônicos (Ministério da Saúde/DAB) e IBGE, bem como artigos e/ou obras que discorriam sobre Atenção Primária em Saúde/Atenção Básica.


Resultados
Conforme dados do site oficial do Ministério da Saúde, a cidade Natal, capital do RN foi um dos únicos locais que não obteve aumento de equipes de NASF para apoio às equipes de SF, contando com apenas 03 equipes desde a implatação. Outra capital diminuiu vertiginosamente sua cobertura, a exemplo de Fortaleza/CE, que passou de 24 equipes para 03 equipes NASF. Um número preocupante e que reverbera um descaso por parte da gestão no que concerne a investimentos na rede e no aumento e/ou manutenção de equipes de matriciamento. Além do retrospecto negativo no Ceará, visualizamos o aumento de equipes NASF no município de João Pessoa/PB que passou de 13 equipes em 2010 para 33 equipes em 2017.


Conclusões/Considerações
Se o propósito do NASF seria o aumento da capacidade resolutiva das equipes de SF, considerando a oferta de novos serviços de APS em algumas capitais, além da possibilidade em construir intervenções a partir das necessidades em saúde; a diminuição e/ou não aumento de equipes evidencia que tais municípios estão em contramão ao que se preconiza na Política de Atenção Básica a Saúde, colocando em xeque à função contra hegemônica à lógica curativa deste arranjo.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360