28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21c - Processos e gestão do trabalho em saúde  | 
        
        
		  
					 
          				
						 25995 - DISTRIBUIÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA QUE ATUAM NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE NO ESTADO DE PERNAMBUCO MARIA LUIZA FERREIRA IMBURANA DA SILVA - UFPE-CAV, KENYA LARYSSA EVANGELISTA DE VASCONCELOS - UFPE-CAV, ÂNTONY ELIEL ANDRADE DA SILVA - UFPE-CAV, JOSEANE DA SILVA FERREIRA - UFPE/CAV, SHIRLLEY JACKLLANNY MARTINS DE FARIAS - UFPE-CAV, ANA BEATRIZ JANUÁRIO DA SILVA - UFPE-CAV, RAFAELA NIELS DA SILVA. - CENTRO UNIVERSITÁRIO TABOSA DE ALMEIDA. ASCES UNITA, WALLACY MILTON DO NASCIMENTO FEITOSA. - COLÉGIO MILITAR DO RECIFE – CMR, VILDE GOMES DE MENEZES. - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PPGEF/UFPE)., FLÁVIO RENATO BARROS DA GUARDA. - UFPE-CAV/PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA (PPGEF/UFPE). GRUPO DE ESTUDOS EM POLÍTICAS DE SAÚDE, ESPORTE E LAZER
					
  
					Apresentação/Introdução  A atividade física configura-se como uma importante ferramenta de promoção da saúde e nesse sentido, desde 2008 Profissionais de Educação Física (PEF) têm sido incorporados aos serviços públicos de saúde, sobretudo no estado de Pernambuco, o qual é um dos pioneiros na inserção desses profissionais visando a promoção de estilos de vida mais ativos e saudáveis na população. 
  
 	Objetivos Descrever a distribuição dos Profissionais de Educação Física (PEF) e os postos de trabalhos ocupados por esses trabalhadores nos serviços públicos de saúde no estado de Pernambuco.
  
 	Metodologia  Realizou-se um estudo ecológico descritivo, de caráter quantitativo para identificar os PEF com registro ativo na página do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde no estado de Pernambuco. Para tanto, utilizou-se o código 2241 como descritor para a busca por Profissionais de Educação Física através da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Foram incluídos os PEF cadastrados até dezembro de 2016. Cadastros em mais de uma família de CBO foram considerados como critérios de exclusão.
  
 	Resultados Verificou-se que 531 PEF atuam em serviços públicos de saúde no estado de Pernambuco. Esses estão distribuídos em 147 municípios pernambucanos (79,54%), sendo que a maioria deles (32,44%) estão lotados em municípios da Região Metropolitana do Recife. 62,90% dos PEF desempenham suas atividades em polos do Programa Academia da Saúde, 20,90% em Núcleos de Apoio à Saúde da Família, 7,91% em Centros de Saúde e Unidades de Saúde da Família e 4,90% atuam em Centros de Atenção Psicossocial. Verificou-se ainda que apenas 1,51% dos profissionais atua em serviços na atenção especializada à saúde.
  
 	Conclusões/Considerações A maior concentração desses profissionais nos serviços de atenção primária à saúde pode contribuir para a ampliação do escopo das ações de promoção da saúde e produção do cuidado com vistas à integralidade, sobretudo através da diminuição dos níveis de inatividade física, a qual configura-se como um dos principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis.
					 |