Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21e - Soluções para o trabalho: relatos e análises

21595 - A INTEGRALIDADE NAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS MÉDICOS NO RIO DE JANEIRO
CASSIANO MENDES FRANCO - UFSCAR, PATTY FIDELIS DE ALMEIDA - UFF, LÍGIA GIOVANELLA - FIOCRUZ, INARA RUSSONI DE LIMA - UFOB


Apresentação/Introdução
A baixa oferta de médicos em regiões desfavorecidas é um obstáculo ao acesso universal e à qualidade do cuidado em saúde. O Programa Mais Médicos (PMM) incorporou 18 mil profissionais ao Sistema Único de Saúde para atuação na atenção primária à saúde até 2015, sendo 79% cubanos. A incorporação destes médicos suscitou debates quanto a abrangência e o escopo das práticas dos profissionais.


Objetivos
Analisar a integralidade das práticas no PMM no município do Rio de Janeiro; identificar elementos da abordagem biopsicossocial do cuidado, com orientação comunitária; e analisar o elenco de ações de promoção, prevenção e assistência ofertado.


Metodologia
A análise da integralidade das práticas dos médicos cubanos no PMM foi elaborada por meio de pesquisa qualitativa, realizada em território selecionado no município do Rio de Janeiro, através de entrevistas com médicos cubanos (24) e grupo focal com supervisoras do PMM (4). A integralidade nas práticas, de acordo com a literatura utilizada pelos autores, foi analisada em duas dimensões: abordagem biopsicossocial do cuidado, com orientação comunitária; e elenco de ações de promoção, prevenção e assistência.


Resultados
Identificou-se elementos condizentes à integralidade das práticas na atenção primária, com prestação de um leque amplo de ações e serviços, coerente com a complexidade dos problemas de saúde e pluralidade dos cenários. Os médicos cubanos possuem marcada capacidade de inserção comunitária, enfoque preventivo, planejamento de ações e bom relacionamento interpessoal na equipe, com posturas e técnicas de acolhimento, vínculo e responsabilização. Desafios foram pontuados na promoção de práticas participativas, ampliação da autonomia de usuários nas decisões clínicas, manejo de problemas de ordem psíquica, sistematização de modelos de conduta e prática de procedimentos invasivos.


Conclusões/Considerações
A pesquisa contribui para a compreensão sobre as práticas no Programa Mais Médicos, percebendo-se um impacto positivo sobre a integralidade. Apontam-se indícios de que o PMM, além do acesso às consultas médicas, tem possibilitado a oferta de cuidados integrais em saúde e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360