Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC21f - Gestão do trabalho e da educação: temas variados

25824 - INTERSETORIALIDADE ENTRE O SUS E SUAS: UMA INTERFACE POSSÍVEL NA EFETIVAÇÃO DA SAÚDE COLETIVA
ITAMAR DE ALMEIDA CARNEIRO - UEFS


Período de Realização
Fevereiro de 2017 a Novembro de 2017


Objeto da Experiência
Políticas Públicas de saúde, Sistema Único de Saúde (SUS) e Políticas Sociais, Sistema Único de Assistência Social (SUAS) do município de Alagoinhas.


Objetivos
Implantar um Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) e discutir a intersetorialidade problematizada a partir do rompimento das fragmentações dos núcleos de saberes constituídos na sociedade articuladas à integração entre as políticas públicas SUS e SUAS como estratégia de efetivação da Saúde Coletiva.


Metodologia
Trabalho de campo de abortagem qualitativa; observação participante, análise de documentos assim como oficinas temáticas foram técnicas utilizadas na coleta de dados, que possibilitaram uma reflexão e (re) construção de conceitos, posturas e soluções diante da realidade que se apresenta no cotidiano dos profissionais que atuam com População em Situação de Rua.


Resultados
Os resultados sugerem que a intersetorialidade é um dos mais amplos mecanismos de ação da gestão pública das políticas públicas de saúde e de assistência social com o objetivo de garantir um cuidado mais integral no atendimentocomo estratégia de efetivação da Saúde Coletiva.


Análise Crítica
A vivência do pesquisador inserido na implantação do serviço no município permitiu o entendimento de que a intersetorialidade ainda que não ocorre de forma efetiva no município, tendo em vista que alguns atores desse processo, desconhecem o funcionamento da RAPS e a articulação entre o SUS e SUAS para a garantia do cuidado integral, deve ser inserida na rotina de gestores e equipes de saúde e assistência social para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde e de garantia de direitos.


Conclusões e/ou Recomendações
As políticas de saúde e a assistência social devem ser efetivadas de forma integrada e a intersetorialidade deve ser um pressuposto essencial para a efetivação da integralidade do cuidado no atendimento aos usuários destas políticas. Essa experiência aventou pressupostos de que a formação profissional não tem respondido aos desafios técnicos, éticos e políticos na efetivação da Saúde Coletiva

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360