29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC21f - Gestão do trabalho e da educação: temas variados |
27052 - ENSINO DA CONSULTA DE ENFERMAGEM AO IDOSO COMO ESTRATÉGIA PARA GERÊNCIA DO CUIDADO CARLOS MAGNO CARVALHO DA SILVA - UNIRIO, MARIANA GRIPP - UNIRIO, MARCELLE GUIMARAES - UNIRIO, AMANDA GOÇALVES - UNIRIO, LUCAS ALMEIDA - UNIRIO, ISABELLA FELIPPE - UNIRIO
Apresentação/Introdução A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) direciona a prestação do cuidado tanto individual, quanto familiar. Considerando o envelhecimento como uma questão social presente, a consulta de enfermagem visa à integralização do idoso às suas atividades de vida diária, através cuidado prestado. O profissional dispõe tanto a perspectiva clínica como a social do indivíduo.
Objetivos Descrever a estratégia educativa Consulta de Enfermagem ao idoso; discutir os benefícios dessa estratégia ao ensino e ao cuidado do idoso.
Metodologia Para metodologia é empregado um estudo qualitativo e descritivo, onde os alunos são submetidos a aulas de treinamento com professores e monitores, laboratórios de simulação de competências, e, por fim, são introduzidos nas consultas de enfermagem com idosos cadastrados no Programa de Extensão Renascer e ao Projeto Assistência de Enfermagem a Pessoa da Terceira Idade (PAEPTI). As consultas são realizadas pelos graduandos de enfermagem, sob supervisão dos professores e auxílio dos monitores. Ao final das estratégias educativas, os alunos realizam uma avaliação qualitativa da experiência, considerando a didática empregada e as vivências no campo prático.
Resultados Os idosos que participam da consulta também são estimulados a participar de uma estratégia avaliativa, realizada por meio de rodas de conversa, com alunos, profissionais e professores. Os resultados indicam, aos idosos, que as consultas tem se demonstrado como meio de Promoção da Saúde, atendendo às preconizações da Política de Saúde vigente do Sistema Único de Saúde (SUS). Os idosos apresentam melhorias do seu estado cognitivo, memória, realização de atividades diárias (AVDs), controle da pressão arterial e glicemia. Os estudantes avaliam a estratégia como fundamental, pois os aproxima dos usuários, permite pôr em prática conteúdos assimilados e traz ao estudante maior responsabilidade social.
Conclusões/Considerações As estratégias demonstram que a Consulta de Enfermagem ao idoso é uma oportunidade para o aluno fixar na prática e no exercício da enfermagem os conceitos aprendidos e agir de forma reflexiva e crítica em relação a profissão escolhida. Ao idoso, representa melhoria de seu estado de saúde, formação de vínculo e manutenção do papel social da Universidade.
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