27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO2g -  Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional II  | 
        
        
		  
					 
          				
						 22664 - DISCURSO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL SOBRE AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL REALIZADAS EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE BELISA BORGES AMORIM - UFF, SILVIA ELIZA ALMEIDA PEREIRA - UFF
					
  
					Apresentação/Introdução A mudança das práticas alimentares, caracterizada pelo aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e redução dos in natura e minimamente processados, foi um dos pilares para a transição nutricional brasileira. As ações de Educação Alimentar e Nutricional é a estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde no cuidado na Atenção Primária à Saúde para a promoção da alimentação saudável e saúde.
  
 	Objetivos Este trabalho discute as ações de Educação Alimentar e Nutricional e o papel do profissional nutricionista nas atividades de promoção de alimentação saudável realizadas em uma unidade de Atenção Primária à Saúde, segundo a equipe multiprofissional.
  
 	Metodologia Para o presente estudo de natureza qualitativa foi utilizado um questionário semiestruturado aplicado aos funcionários de diversas categorias profissionais da equipe multiprofissional de uma unidade de saúde na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A entrevista foi áudio-gravada e posteriormente transcrita para leitura e categorização. O fechamento do número amostral foi realizado segundo a técnica de saturação teórica. No questionário privilegiou-se a linguagem e a prática como mediações simbólicas e, este orientou o estudo segundo o ponto de vista do público entrevistado. A identificação das construções ideológicas presentes foi realizada através da técnica de análise de conteúdo.
  
 	Resultados Participaram da pesquisa 18 profissionais de saúde, com média (DP) de 39,22 (11,50) anos de idade, sendo 61,1% de nível superior e 38,9% nível médio; com 6,69 (8,19) anos atuando na unidade de saúde. Da análise de discurso emergiram quatro categorias que refletiram os desafios de realizar atividades de promoção à alimentação saudável: a) O conhecimento do profissional de saúde sobre o tema Alimentação e Nutrição; b) A importância da equipe multiprofissional para as ações de Educação Alimentar e Nutricional; c) A importância do nutricionista para as ações de Educação Alimentar e Nutricional; d) A efetividade destas ações.
  
 	Conclusões/Considerações Observou-se complexidade da atuação da equipe multiprofissional e escassez de atualização sobre o tema alimentação e nutrição entre os profissionais. Cada profissional deveria desempenhar o papel de educador e promotor da alimentação saudável, e o nutricionista ser norteador destas ações e agente de educação continuada da equipe. O sucesso das ações educativas depende da prioridade dada nas agendas políticas às questões de alimentação e nutrição.
					 |