27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO2g -  Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional II  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27142 - PRÁTICAS DE PSE EM ESCOLAS MUNICIPAIS ADSCRITAS AO TERRITÓRIO DA CLINICA DA FAMÍLIA PEDRO ERNESTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA  DO INTERNATO DE NUTRIÇÃO EM SAÚDE COLETIVA, UERJ JOICE FERREIRA CUNHA - UERJ, CLAUDIA VALERIA CARDIM DA SILVA - UERJ, JULIANA PEREIRA CASEMIRO - UERJ, JORGINETE DE JESUS DAMIÃO - UERJ, CRISTIANE MARQUES SEIXAS - UERJ, ISABELA PAIS DE SOUZA - UERJ, ERIKA CIPRIANO DE SOUSA - UERJ, GISELE SILVA DE SOUZA - UERJ, CLARA MARIA SOARES DE ARAUJO - UERJ, JULIANA MARTINS DA SILVA - UERJ
					
  
					Período de Realização Agosto de 2017 a janeiro de 2018
  
 	Objeto da Experiência Relato das experiências desenvolvidas no Programa Saúde na Escola pelo Internato de Nutrição em Saúde Coletiva - UERJ na rede do município do RJ
  
 	Objetivos Fortalecer os espaços escolares de trocas de informação em saúde, alimentação e nutrição, além de realizar acompanhamento antropométrico dos alunos nas escolas adscritas a Clínica da Família Pedro Ernesto (CFPE)
  
 	Metodologia As atividades foram planejadas pelos internos mediante supervisão a partir do conteúdo programático previsto para o período letivo das unidades escolares da rede municipal situadas no território da CFPE e das ações do Programa de Saúde na Escola (PSE) programadas pelas equipes de saúde das respectivas microáreas. Os temas abrangeram conteúdos da alimentação saudável e segurança alimentar e nutricional e foram abordados através de metodologias ativas de aprendizagem
  
 	Resultados Foi observada a participação dos alunos que demonstraram interesse frente aos temas abordados nas práticas educativas, enquanto os professores e gestores apresentaram níveis heterogêneos de interesse.A experiência trouxe elementos de reflexão dos internos em relação aos desafios e limitações no debate no ambiente escolar.Para a CFPE, foi proporcionada a construção de projetos com continuidade,possibilitando o  maior diálogo com as escolas e suas demandas,aspecto relevante na concretização do PSE
  
 	Análise Crítica O trabalho da CFPE que iniciou suas atividades no território em julho de 2016, a inserção gradual da UERJ no apoio às ações do serviço,tem colocado o importante desafio de melhorar o diálogo e pactuação das ações do PSE entre esses parceiros. Tais aspectos interferiram no andamento e resultados de algumas atividades inicialmente desenvolvidas. Há ainda muito a avançar na construção da relação das equipes de saúde e de educação e a Universidade, no desdobramento das ações previstas pelo programa
  
 	Conclusões e/ou Recomendações As atividades de educação em saúde favoreceram reflexões iniciais junto aos alunos e professores das escolas em relação a alimentação saudável dentro da realidade desses indivíduos, com potencial multiplicação para o ambiente familiar. Para as internas enquanto futuras profissionais, essa vivência permitiu pensar no papel do nutricionista como dinamizador das ações desenvolvidas no PSE e seu papel no processo de formação de profissionais de saúde
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