27/07/2018 - 13:10 - 14:40 CO2j - Alimentação e Nutrição: Aspectos metodológicos |
26354 - MÉTODOS DE CARACTERIZAÇÃO DO AMBIENTE E CONSUMO ALIMENTAR DE ESTUDANTES: REVISÃO SISTEMÁTICA PATRÍCIA RODRIGUES DIAS DE SOUZA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, DANIELE MENDONÇA FERREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, PATRÍCIA CAMACHO DIAS - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, ROSEANE MOREIRA SAMPAIO BARBOSA - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, PATRÍCIA HENRIQUES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE, DANIELE DA SILVA BASTOS SOARES - UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
Apresentação/Introdução A influência do ambiente alimentar no padrão alimentar da população tem sido documentada na literatura. Na população infanto-juvenil, esses estudos têm sido direcionados para o ambiente escolar. A sistematização dos métodos que caracterizam o ambiente alimentar de crianças e adolescentes contribui para auxiliar os pesquisadores na escolha daqueles mais apropriados para a finalidade do estudo.
Objetivos Realizar uma revisão na literatura para sistematizar os métodos que caracterizam o ambiente e consumo alimentar de estudantes.
Metodologia A revisão da literatura foi realizada a partir de um levantamento bibliográfico nas bases de dados PubMed, Web of Science, LILACS e SciELO. Os termos de busca corresponderam às palavras food (availability, accessibility, affordability, acceptability, environment), children, adolescents, youth, school (instrument, assess, measure) e seus equivalentes em português. Foram incluídos artigos que avaliaram o ambiente alimentar dentro e fora de escolas; abrangeram uma população entre 5 e 18 anos de idade; relacionaram ambiente alimentar com consumo alimentar; eram empíricos e publicados em revistas científicas que utilizam revisão por pares a partir de 1995 até o presente.
Resultados O estudo incluiu 27 artigos. O método mais utilizado para caracterizar o ambiente alimentar no entorno das escolas foi o geoprocessamento (78%). A finalidade deste método foi para medir a densidade de estabelecimentos comerciais (disponibilidade) e a distância entre os estabelecimentos e a escola (acessibilidade física). A determinação da área investigada pelo geoprocessamento variou entre os estudos de 100 a 1500 metros. O principal desfecho estudado foi o consumo de alimentos não saudáveis (89%) e o instrumento mais utilizado para medir esse desfecho foi o questionário de frequência alimentar (48%).
Conclusões/Considerações O geoprocessamento foi o método mais utilizado para caracterizar o ambiente alimentar no entorno das escolas e a associação com alimentos não saudáveis foi mais frequente do que com alimentos saudáveis. A escolha do método e desfecho depende da finalidade da pesquisa e este estudo sistematiza essa relação para subsidiar no delineamento de estudos que pretendem investigar a associação entre ambiente e consumo alimentar de crianças e adolescentes.
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