Comunicações Orais

28/07/2018 - 14:30 - 16:00
CO2l - Alimentação e Nutrição: Aleitamento materno

27614 - INICIATIVA HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA E SUA ASSOCIAÇÃO COM O ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO NA INTERNAÇÃO HOSPITALAR: DADOS DO ESTUDO “NASCER NO BRASIL”
MARIANA PUJÓL VON SEEHAUSEN - ENSP, FIOCRUZ, CRISTIANO SIQUEIRA BOCCOLINI - ICICT, FIOCRUZ, MARIA INÊS COUTO DE OLIVEIRA - UFF, MARIA DO CARMO LEAL - ENSP, FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
Comparados àqueles em aleitamento materno exclusivo (AME), recém-nascidos que recebem outros alimentos além do leite materno têm maiores chances de óbito por infecções. Os hospitais credenciados à Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC) se comprometem a estimular o aleitamento materno exclusivo durante a internação hospitalar e não oferecer fórmulas infantis sem justificativa médica.


Objetivos
Estimar a prevalência de aleitamento materno exclusivo na internação hospitalar após o parto e analisar a associação entre parto em Hospital Amigo da Criança e esta prática.


Metodologia
Inquérito nacional de base hospitalar com amostragem complexa representativa de todos os nascimentos ocorridos em hospitais no Brasil entre 2011 e 2012. Foram excluídos bebês ou mães com impedimentos para iniciar o aleitamento materno, resultando em amostra de 21.086 sujeitos. Além da exposição principal, foram investigadas características maternas, da atenção pré-natal, da atenção ao parto e do bebê. Razões de chance ajustadas foram obtidas por modelo de regressão logística que considerou o desenho complexo da amostra e alfa de 1%.


Resultados
A prevalência de aleitamento materno exclusivo durante a internação hospitalar foi de 76%. Mães que tiveram seu filho em hospital credenciado à IHAC, público (OR=2,11;1,20-3,73) ou privado (OR=3,66;1,72-7,8), tiveram maiores chances de amamentar seus filhos exclusivamente na maternidade, bem como mães que tiveram parto normal (OR=2,24;1,76-2,84). Bebês que nasceram prematuros (OR=0,49;0,39-0,62) e aqueles que foram internados em UTI neonatal (OR=0,44;0,22-0,88) tiveram menores chances do desfecho. Para cada hora a mais entre o parto e a entrevista, a chance da mãe ter seu filho amamentado exclusivamente no hospital diminuiu em 3% (OR=0,97;0,96-0,98).



Conclusões/Considerações
Observou-se que o credenciamento à IHAC teve associação positiva ao AME na internação hospitalar após o parto, tanto no setor público quanto no privado, evidenciando o papel fundamental desta iniciativa para a promoção e proteção do aleitamento materno. Além disso, a associação negativa entre parto cesáreo agendado e o aleitamento materno exclusivo traz mais evidência aos atuais esforços para diminuir esta prática nociva no Brasil.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360