28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2m - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional IV |
26239 - DIALOGANDO SOBRE ALEITAMENTO MATERNO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA LAYANA DE FREITAS SANTOS - UFRB, RAILANE SOUZA CERQUEIRA - UFRB, GRACIETE OLIVEIRA VIEIRA - UEFS, SIMONE SEIXAS DA CRUZ - UFRB, ANA PATRICIA ROCHA RIBEIRO - UFRB, FERNANDA DE OLIVEIRA SOUZA - UFRB, CAMILA DA CRUZ MARTINS - UEFS, DÉBORA DA CRUZ DE JESUS SENA DA SILVA - UFRB, LUZINETE SANTOS SOUZA - UFRB, MICHELLE DE SANTANA XAVIER RAMOS - UFRB
Período de Realização A experiência ocorreu durante o mês Agosto de 2017, através de quatro encontros em ambiente escolar.
Objeto da Experiência O objeto da experiência relatada foi o a importância da temática aleitamento materno para crianças e adolescentes no espaço escolar.
Objetivos Tendo em vista a relevância das ações educativas no ambiente escolar, o objetivo desse estudo é relatar a experiência da atividade realizada com crianças e adolescentes no espaço da escola sobre a importância e benefícios do aleitamento materno para formação de sujeitos apoiadores da causa.
Metodologia Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência vivenciado no estágio supervisionado I, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, durante a realização de uma atividade de extensão em saúde em escolas pública e privada de um município do interior da Bahia. A atividade foi planejada juntamente com a direção e professores das escolas do ensino fundamental. Participaram 115 alunos, na faixa etária entre 8 e 17 anos.
Resultados Utilizou-se recursos áudio visual, vídeos, explanação de conteúdo teórico compatível com a idade e atividade de fixação do aprendizado. A temática foi discutida a partir do conhecimento prévio dos participantes. Foram abordados assuntos sobre: o que é ser mamífero, benefícios do aleitamento materno, prejuízos gerados a partir do uso de mamadeiras, chupetas, leite artificial e amamentação compartilhada. Além da importância da participação do homem no apoio à mulher durante a amamentação.
Análise Crítica Abordar as ações de promoção ao aleitamento materno no espaço da escola foi relevante. Os alunos, tanto de escola pública como privada, discutiram a temática através da participação ativa e olhares atentos. Essa atividade portanto, caracterizou-se como um momento de troca de conhecimento e construção de saberes no processo de formação de sujeitos pensantes e apoiadores para causa da amamentação, fortalecendo o aleitamento materno como um compromisso de todos e responsabilidade social.
Conclusões e/ou Recomendações Educação em saúde nas escolas para crianças e adolescentes pode possibilitar transformações significativas no âmbito da saúde da população. Sendo o aleitamento materno uma questão relevante para promoção à saúde, discutir e incentivar o mesmo faz-se necessário em todas as idades. Desta forma, tal prática e temática precisa também fazer parte do programa saúde na escola, com o intuito de firmar uma interação efetiva entre a educação e a saúde.
|