28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO2o - Alimentação e Nutrição: Culinária e cultura  | 
        
        
		  
					 
          				
						 23023 - VIVÊNCIAS CULINÁRIAS COMO ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL (PAS) NO SUS KÁTIA AYRES - UFF, AMINA CHAIN - UFF, CAMILA FAVARETTO BARBOSA - UFF, VIVIANE VILASBOAS DE AZEVEDO MARINS - FMS/NITERÓI, ANA BEATRIZ MELO TOLEDO - UFF, DÉBORA CANENA - UFF, ENILCE OLIVEIRA FONSECA SALLY - UFF
					
  
					Período de Realização 2015 a 2017
  
 	Objeto da Experiência Vivências culinárias de lanches saudáveis realizadas no projeto de extensão com nutricionistas da atenção básica e estagiários de nutrição. 
  
 	Objetivos Promover um espaço de formação, renovação e reavaliação de práticas e instrumentalizar nutricionistas e estudantes de nutrição para a promoção da alimentação saudável à população usuária do SUS em Niterói.
  
 	Metodologia O projeto foi dirigido aos discentes do estágio supervisionado em saúde pública e nutricionistas da rede básica de saúde de Niterói. De 2015 e 2017 foram realizadas 12 oficinas com cerca de 50 participantes cada. As vivências culinárias ocorreram em cada oficina e tinham relação com os temas abordados. Foram utilizadas receitas práticas, criativas, saudáveis e econômicas, valorizando a cultura, respeitando os hábitos e trazendo alguma inovação quer seja nos ingredientes ou na forma de preparo.
  
 	Resultados Nas vivências realizadas destacaram-se os títulos: “desmitificando a ricota”; “café da manhã interativo”; “probióticos e prebióticos”; “plantas alimentícias não convencionais”; “lanche regional”... As receitas realizadas incluíram: iogurte caseiro; abacate salgado; pasta de berinjela e abobrinha; espetinho de frango; omelete de forno de legumes; cachorro quente de carne moída; sopa de abobrinha; geleia e compota de frutas caseiras; bolos (mulatinho; integral de laranja, de maçã; de banana).
  
 	Análise Crítica A utilização de oficinas e vivências culinárias possibilitou o debate sobre alimentação, comida, culinária, prazer e saúde com vistas à transformações. Os conceitos reconstruídos pela troca de experiências, integração do grupo, quebra de mitos e aprendizado de novas receitas e preparações, permitiram uma visão mais ampliada da alimentação e nutrição, possibilitando a promoção da alimentação saudável à população respeitando seu modo de vida e sua cultura.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações As oficinas são um espaço de formação, renovação e reavaliação de práticas e propiciam aos nutricionistas e estudantes uma postura mais ativa no processo ensino-aprendizagem. A troca entre os participantes possibilitou reflexão entre o pensar e o fazer, o estímulo à leitura crítica da realidade, a revisão de condutas e o fortalecimento de vínculos.
					 |