Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2a - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar I

24674 - LACUNAS DE CONHECIMENTOS SOBRE AMAMENTAÇÃO E ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE.
BRUNA DOS SANTOS NUNES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, MURIEL BAUERMANN GUBERT - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Apresentação/Introdução
As ações de promoção da alimentação adequada e saudável incluem a construção de guias alimentares. Estes guias e demais materiais institucionais correspondem à tradução do conhecimento científico em orientações para a saúde pública e são entendidos como parte essencial das políticas nacionais de alimentação e nutrição.


Objetivos
Esta pesquisa buscou avaliar as lacunas de conhecimentos de profissionais de saúde em relação às recomendações oficiais sobre amamentação e alimentação complementar.


Metodologia
Trata-se de um estudo descritivo e transversal, realizado a partir da aplicação de um questionário online acerca de conhecimentos de enfermeiros/as, médicos/as e nutricionistas sobre introdução da alimentação complementar, contendo questões fechadas com respostas em uma escala Likert de cinco pontos, conforme o grau de concordância com o item. Foi realizada a comparação das médias obtidas e considerou-se como lacuna de conhecimento as pontuações que variaram entre 2,5 e 3,5 por proximidade à neutralidade, indicando incerteza em relação ao grau de concordância quanto ao conhecimento pesquisado.


Resultados
Dos 89 itens estudados, 22 itens apresentaram médias variando entre 2,529 e 3,490. Destes, o item com mais neutralidade foi aquele que afirmava que a dieta vegetariana é contra-indicada durante a fase de introdução da alimentação complementar (M = 3,137). A maior parte dos itens em que os profissionais não tinham certeza se a afirmação estava errada se referia à oferta de grupos alimentares ou à necessidade de suplementação de nutrientes específicos, além de itens relativos à oferta de alimentos alergênicos e à idade oportuna para a introdução alimentar, bem como consistência das preparações.


Conclusões/Considerações
Para planejamento e elaboração de materiais institucionais para profissionais de saúde é fundamental que os órgãos gestores conheçam quais são os conteúdos que ainda não estão consolidados como recomendações entre os profissionais. Assim, é possível que os instrumentos tragam destaque para estas temáticas e as orientações direcionadas à população aconteçam de forma adequada e consensual entre as diversas categorias profissionais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360