28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2f - Alimentação e Nutrição: Educação Alimentar e Nutricional III  | 
        
        
		  
					 
          				
						 26522 - AÇÕES DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL DA REDE ESTADUAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO ESCOLAR (REANE-RJ) LUCIANA AZEVEDO MALDONADO - UERJ, SILVIA CRISTINA FARIAS - UERJ, INÊS RUGANI RIBEIRO DE CASTRO - UERJ, LUCIANA MARIA CERQUEIRA DE CASTRO - UERJ, JORGINETE DAMIÃO DE JESUS TREVISANI - UERJ, ANA CAROLINA FELDEINHEMER DA SILVA - UERJ, JÉSSICA ROSA MARINHO - UERJ, KARLA DA SILVA ROCHA - UERJ, KELLY VELOSO CRUZ - UERJ, CLEIDE BRAZ DOS SANTOS - UERJ
					
  
					Período de Realização O presente relato apresenta as atividades realizadas desde 2009 até o presente momento. 
  
 	Objeto da Experiência Articular ações que privilegiem o fortalecimento técnico dos atores envolvidos com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). 
  
 	Objetivos Relatar as ações de educação alimentar e nutricional desenvolvidas pela REANE-RJ. 
  
 	Metodologia A REANE é uma rede que agrega atores envolvidos com o PNAE no estado do RJ. Seu comitê executivo é composto por instituições governamentais e da sociedade civil da área de alimentação escolar. As atividades envolvem bolsistas, pós-graduandos, docentes e profissionais. Foram levantadas informações nos relatórios técnicos anuais de prestação de contas junto aos órgãos de fomento e consultas ao blog da REANE. 
  
 	Resultados Entre 2009 e 2017, aconteceram as seguintes ações de EAN: 
 a) 16 plenárias e 17 oficinas temáticas para nutricionistas, gestores, professores e conselheiros; 
 b) quatro seminários virtuais e dois cursos à distância via Telessaúde sobre promoção de alimentação saudável na escola e gestão do PNAE;
 c) materiais de apoio para os temas anuais da Semana de Educação Alimentar;
 d) materiais para EAN no âmbito do Programa Saúde na Escola em parceria com o Ministério da Saúde.
 e) postagens e enquetes em blog 
 
  
 	Análise Crítica Este projeto tem como foco a ação em rede visando qualificar a atuação dos atores envolvidos na gestão de uma política pública no campo da alimentação e nutrição. Para isso, estabeleceu um processo de trabalho pautado na construção coletiva, na troca de experiências e na mobilização social. As avaliações realizadas sistematicamente nas plenárias da REANE junto aos seus integrantes apontam que o projeto tem alcançado seus objetivos. 
  
 	Conclusões e/ou Recomendações O PNAE é uma política pública que vem passando por vários processos de atualização por meio da implementação de novas legislações. Este projeto contribui para esta realidade, articulando diferentes profissionais e instituições atuantes na área de alimentação escolar, buscando a reflexão sobre a prática e novas formas de atuar. Recomenda-se ações descentralizadas e a formação de polos regionais.
					 |