Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2g - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional II

24733 - DILEMAS DA INTERSETORIALIDADE NA IMPLEMENTAÇÃO DA ESTRATÉGIA NUTRISUS
PATRICIA CAMACHO DIAS - UFF, PATRICIA HENRIQUES - UFF, DANIELE MENDONÇA FERREIRA - UFF, ROSEANE MOREIRA SAMPAIO BARBOSA - UFF, DANIELE DA SILVA BASTOS SOARES - UFF, TATIANE MARINA DE SOUZA LUQUEZ - UFF, CINTIA GOMES TELES - UFF, MARIANA DELFANTE FEIJÃO - UFF, LUCIENE BURLANDY - UFF


Apresentação/Introdução
A estratégia NutriSUS tem a finalidade de prevenir carências nutricionais específicas na infância e, para isso, prevê a articulação entre os setores da saúde e educação. Considerando a complexidade na instituição de pactos entre diferentes setores, o entendimento dos fatores envolvidos na construção dos arranjos intersetoriais pode contribuir para impulsionar as ações relacionadas ao programa.


Objetivos
Analisar a articulação entre o setor saúde e educação na implementação da estratégia NutriSUS em um município do estado do Rio de Janeiro.


Metodologia
Estudo qualitativo baseado no referencial de análise de política centrado nas ideias e concepções dos profissionais envolvidos em sua implementação. Buscou-se, por meio da análise de documentos e de entrevistas semiestruturadas, compreender os processos políticos, os consensos e desacordos, conflitos e convergência de interesses envolvidos no processo de implementação da estratégia entre os anos de 2014 e 2016. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com base nas dimensões analíticas: (a) desenho operacional do programa; (b) ideias e concepções sobre o programa; (c) contexto institucional e; (d) estratégias de articulação construídas entre os setores da saúde e educação.


Resultados
Foram realizadas 31 entrevistas incluindo gestores e profissionais da saúde e educação envolvidos com o Programa Saúde na Escola. Observou-se distintas concepções entre os profissionais sobre a necessidade de suplementação por meio do NutriSUS. O perfil do gestor, a construção de fluxos de informações e a definição de atribuições dos diferentes setores possibilitou algum grau de articulação. No entanto, os arranjos intersetoriais foram permeados pelas concepções em disputa, pelas mudanças institucionais na gestão do programa, pelo desenho indutor com ênfase na atuação de um dos setores e pela pouca inserção da comunidade escolar na tomada de decisão em torno da implementação.


Conclusões/Considerações
A sustentabilidade dos processos de articulação pode ser fomentada por meio da criação de espaços intersetoriais de governança, contudo a seletividade na alocação de recursos, a indefinição de atribuições nas relações de cooperação e a baixa interação da saúde com a comunidade escolar ainda desafiam a construção de uma articulação mais robusta e sustentável na implementação dos programas intersetoriais.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360