28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2h - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais V  | 
        
        
		  
					 
          				
						 27696 - PERFIL NUTRICIONAL DE ESCOLARES DA ZONA RURAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE MONTES CLAROS-MG PAULA KAROLINE SOARES FARIAS - FASI, BRUNA AMARAL FELÍCIO E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, DANIELE BRAGA E SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, DANIELLE AGUIAR VITA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, LIANA FERREIRA VIDAL NERY - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIA TERESA SILVA ANTUNES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIANA MENDES PEREIRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, PRICYLLA CRISTHIANE AGUIAR MARQUES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, MARIANE MONIQUE PINHEIRO LOPES - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS, GERALDA KELEN FONSECA - PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTES CLAROS
					
  
					Apresentação/Introdução Introdução: Os índices antropométricos têm sido considerados uma estratégia válida para gerar indicadores sensíveis do estado nutricional, por refletir as condições nutricionais e, indiretamente, as influências do ambiente socioeconômico. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) orienta quanto à realização da avaliação nutricional que deve ser aplicada nas modalidades de educação básica.
  
 	Objetivos Objetivo: Avaliar o perfil nutricional dos escolares da zona rural devidamente matriculados na rede municipal de ensino de Montes Claros – MG.
  
 	Metodologia Metodologia: A avaliação nutricional foi realizada com 562 escolares da zona rural da cidade de Montes Claros – MG, com idade entre 6 a 15 anos. As aferições do peso e da altura foram realizadas dentro dos padrões adotados pelo Ministério da Saúde. O diagnóstico nutricional foi obtido com base nas curvas da Organização Mundial da Saúde (2006-2007) avaliando o Peso/Idade, Estatura/Idade e IMC/Idade para os escolares de 5 a 10 anos; IMC/Idade e Estatura/Idade para os escolares maiores de 10 anos.  Foi entregue o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) para o pais/responsáveis, e trabalho foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da SOEBRAS com o parecer nº 2.216.422/17.
  
 	Resultados Resultados: Verifica-se que 78,6% (442) dos escolares apresentaram peso adequado, 12,8% (72) sobrepeso, 5,6% (31) obesidade e 3,0% (17) baixo peso. A avaliação antropométrica destaca-se como importante meio de diagnóstico nutricional devido à facilidade e aos baixos custos na execução, além de identificar possíveis agravos na saúde dos escolares como baixo peso ou obesidade. Observa-se a importância da análise do estado nutricional de crianças, adolescentes e adultos a partir do espaço/instituição que elas frequentam, em especial pelo processo de transição que o Brasil passa, com queda da desnutrição e aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade nos adolescentes.
  
 	Conclusões/Considerações Conclusões: Mediante aos dados obtidos, verifica-se a necessidade de ampliar e divulgar os programas do Governo Federal relacionados à alimentação escolar, pois bons hábitos alimentares devem ser estimulados tanto no ambiente familiar quanto no escolar. Sendo assim, avaliar o estado nutricional dos escolares torna-se uma medida necessária e frequente, em especial pelos novos padrões alimentares dos adolescentes associado à baixa atividade física.
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