Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2i - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VI

22193 - PREVALÊNCIA DE COMORBIDADES EM PACIENTES HIPERTENSOS ATENDIDOS EM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DO PARANÁ
GLINIS APARECIDA C. PIMENTEL - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, TELMA SOUZA E SILVA GEBARA - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, ANDRÉA TARZIA - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ, ANA CLÁUDIA THOMAZ - UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARANÁ


Apresentação/Introdução
A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma condição clínica multifatorial caracterizada por níveis elevados e sustentados da pressão arterial (PA) e tem sido frequentemente associada a alterações funcionais e/ou estruturais de órgãos-alvo e alterações metabólicas, com consequente aumento do risco de eventos cardiovasculares fatais e não-fatais.


Objetivos
O objetivo do estudo foi identificar a frequência de comorbidades crônicas presentes em indivíduos hipertensos atendidos em um ambulatório-escola de Nutrição de uma Unidade de Saúde da cidade de Curitiba-PR


Metodologia
Foi realizado um levantamento de dados retrospectivo com 81 fichas de atendimento nutricional de indivíduos adultos e idosos com diagnóstico médico de HAS atendidos entre os anos de 2014 e 2017. Foram coletados dados antropométricos de peso, altura, índice de massa corporal e circunferência abdominal e dados referentes à presença de outras doenças em tratamento no mesmo período da consulta e uso de medicamentos.


Resultados
Dos prontuários analisados 22 (27,2%) pacientes eram homens com idade média de 60,7±12,5 anos, e 59 (72,8%), mulheres, com idade média de 60,3±11,9 anos. A prevalência de diabetes observada nos pacientes hipertensos foi de 41,0%, hipertrigliceridemia de 27,1% e hipercolesterolemia de 4,9%. Não foi identificada correlação significante entre as comorbidades e o as medidas antropométricas, porém a maioria dos pacientes (86,3% dos homens e 52,5% das mulheres) apresentaram excesso de peso corporal e 86,4% (45,4% dos homens e 77,9% entre mulheres) apresentaram risco de desenvolvimento de síndrome metabólica pela classificação da CA.


Conclusões/Considerações
Ressalta-se a importância da identificação de fatores relacionados ao estado nutricional que possam influenciar no desenvolvimento de comorbidades associadas a hipertensão e/ou dificultar no controle dessas doenças.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360