Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2k - Alimentação e Nutrição: Políticas II

22728 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE CARDÁPIOS ESCOLARES DE MUNICÍPIOS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
HEVELYN DANTAS GUERRA - UFF, PATRÍCIA CAMACHO DIAS - UFF, PATRÍCIA HENRIQUES - UFF, DANIELE MENDONÇA FERREIRA - UFF, ROSEANE MOREIRA SAMPAIO BARBOSA - UFF, ÂNIKA STEPHANIE APARECIDA SILVA - UFF, DANIELE DA SILVA BASTOS SOARES - UFF


Apresentação/Introdução
O método Avaliação Qualitativa das Preparações Escola (AQPCE) destina-se à análise de preparações de cardápios escolares a fim de auxiliar o nutricionista para uma visão mais ampla de sua qualidade nutricional e sensorial, considerando as recomendações propostas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).


Objetivos
O objetivo deste trabalho foi analisar a qualidade de cardápios escolares de municípios do estado do Rio de Janeiro (RJ).


Metodologia
Foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo que avaliou cardápios planejados de almoços para escolares (6 a 10 anos) de municípios dos estado do RJ, durante o mês de setembro de 2017. O acesso aos cardápios ocorreu por meio de busca online nos sites das prefeituras dos municípios do RJ, contato telefônico ou e-mail para os responsáveis técnicos da gestão da alimentação escolar de todos os municípios RJ. Utilizou-se o método AQPCE (Veiros e Martinelli, 2012) para avaliação dos cardápios e os dados obtidos, expressos em percentuais de ocorrência mensal, foram comparados com Prado et al., 2013.


Resultados
Foram obtidos 13 cardápios escolares. Excetuando-se um município, notou-se ocorrência mensal de frutas 13,5 a 100%. Observou-se ocorrência máxima de 40% para saladas. Legumes variaram de 41,7% a 92,1%. Para preparações alimentares e produtos alimentícios com açúcar, sete municípios não os apresentaram. Para embutidos/produtos cárneos industrializados e alimentos semiprontos/prontos, encontrou-se máxima ocorrência de 20% e 42,9%, respectivamente. Não foram encontrados alimentos concentrados, em pó ou desidratados, cereais matinais, bolos e biscoitos e bebidas com baixo valor nutricional nos cardápios. Para frituras, carnes e molhos gordurosos, observou-se ocorrência máxima de 35%.


Conclusões/Considerações
O método AQPCE permitiu avaliar a qualidade de cardápios escolares. Algumas fragilidades foram encontradas como a baixa oferta de frutas, legumes e verduras e a alta oferta de preparações e produtos com açúcar em alguns municípios. Alimentos ultraprocessados como bebidas de baixo valor nutricional não foram encontrados. Sugerem-se reformulações nos cardápios para oferta de alimentação adequada e saudável de acordo com as recomendações do PNAE.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360