29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2k - Alimentação e Nutrição: Políticas II |
23609 - ANALISE DE CARDÁPIO ESCOLAR DE CRIANÇAS DE UMA CRECHE PÚBLICA DO CEARÁ LUANNA NAYRA MESQUITA ALVARENGA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ANDERSON ISMAEL BESERRA DE SOUZA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ALDIANE ASSUNÇÃO DE SOUSA - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ, LEANDRO SOARES DAMASCENO - CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DO CEARÁ, LUANA KELLY OLIVEIRA SOUZA MENDONÇA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, ANA CAROLINA BARJUD MARQUES MÁXIMO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, CRISTIANE SALES LEITÃO - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, MIRENA MARIA NORONHA VIANA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, FRANCISCA VILMA OLIVEIRA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, JANAINA MOTA DA ROCHA - UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Apresentação/Introdução A alimentação é um importante compromisso das creches, uma vez que as crianças necessitam de uma alimentação apropriada que permita o seu desenvolvimento. O cardápio terá que ser composto por alimentos ricos em vitaminas e minerais, e em fibras. Um dos problemas da dieta pobre em fibras é a ocorrência de constipação na infância, muitas das vezes pela baixa ingestão de alimentos de fontes vegetais.
Objetivos Analisar o cardápio escolar de crianças de uma creche pública do Ceará.
Metodologia Trata-se de uma pesquisa transversal, observacional, aplicada em uma creche pública do Ceará, realizada no período de fevereiro a abril de 2017. Foram avaliados cardápios de 10 dias (almoço). Os cardápios foram analisados qualitativamente usando parte do método elaborado por Veiros (2002) denominado Avaliação Qualitativa das Preparações do Cardápio (AQPC). O método propõe a avaliação de cores, técnicas de preparo, repetições, combinações, oferta de folhosos, frutas e tipo de carnes, além do teor de enxofre dos alimentos. Para a análise dos dados foi utilizada a estatística descritiva. Este estudo foi aprovado pelo comitê de ética do centro Universitário Estácio do Ceará.
Resultados Na analise dos 10 cardápios notou-se que nenhum ofertou vegetais folhosos, dado preocupante em relação ao valor nutricional das refeições, pois esses tipos de alimentos são ricos em vitaminas e minerais. Ainda 8 dos cardápios ofertaram vegetais, sem muita variedade. Dos 10 cardápios 7 ofertaram fruta como sobremesa, no entanto, existiu repetição de oferta, não contendo doce como sobremesa. Na maioria dos dias analisados houve monotonia de cores, alimentos pobres em enxofre e carnes magras. Ressalta-se que em alguns dias não houve a associação de alimentos ricos em lisina e metionina. Em relação à cocção todos os dias as preparações foram cozidas, não tendo presença de frituras.
Conclusões/Considerações Através da realização desta pesquisa, verificou-se inexistência da oferta de vegetais folhosos, pouca variedade de legumes, monotonia de cores entre outros aspectos que classificam os cardápios com inadequados segundo AQPC. Desta forma, concluímos que os cardápios da creche estudada precisam ser reformulados com a adoção de novas estratégias na elaboração dos mesmos para melhorar a variedade e os aspectos nutricionais e sensoriais.
|