29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2l - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar II  | 
        
        
		  
					 
          				
						 21459 - PROMOÇÃO DE ALEITAMENTO MATERNO EXCLUSIVO E COMPLEMENTAR NA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO RENATA CRISTINA DA SILVA FERREIRA - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, CAROLINA MANHÃES MOURA REIS - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF CIDADE DO SAMBA DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, FERNANDA BELARMINO DE OLIVEIRA - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF CIDADE DO SAMBA DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, JUREMA ROSA BOSCARDIN - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF CIDADE DO SAMBA DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, LÍGIA GUIMARÃES PAIVA - NÚCLEO DE APOIO À SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF CIDADE DO SAMBA DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, RAFAELA VIEIRA - NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA - NASF CIDADE DO SAMBA DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO, THIAGO WENDEL GONZAGA DA SILVA - GERENTE DA CLÍNICA DA FAMÍLIA SÉRGIO VIEIRA DE MELLO
					
  
					Período de Realização Estudo realizado entre os meses março a novembro de 2017 na Clínica da Família Sérgio V. de Mello.
  
 	Objeto da Experiência Estimular o aleitamento materno exclusivo e complementar até os dois anos de idade em um território da zona central do município do Rio de Janeiro.
  
 	Objetivos Caracterizar práticas de promoção do aleitamento materno exclusivo e complementar da Clínica da Família;
 Identificar fatores potencializadores e dificultadores em relação ao aleitamento materno exclusivo e complementar pela população;
 Promover capacitação com os profissionais de saúde acerca do tema.
 
  
 	Metodologia Para tal, foram realizadas as seguintes ações: Curso Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM) para os agentes comunitários de saúde e técnicos de enfermagem como forma de planejar e capacitar à equipe, sensibilizá-los e prepará-los para orientar, apoiar, divulgar e promover o aleitamento materno e alimentação complementar, Chá da tarde com as gestantes - atividade especial pelo mês da amamentação (o agosto dourado) e a recriação do grupo de gestantes da clínica.
  
 	Resultados A retomada do grupo sofreu impacto positivo após o “chá da tarde com as gestantes”, melhorando a adesão ao grupo com a sensibilização de usuárias sobre a importância da amamentação de seus filhos até os dois anos de idade. A capacitação dos profissionais, com a utilização da estratégia de educação permanente, permitiu o fortalecimento do grupo de gestantes da unidade, além do desdobramento do curso do IUBAAM havendo uma visita do curso dos multiplicadores com a realização da prática na unidade.
  
 	Análise Crítica A implementação das ações de proteção e promoção do aleitamento materno, e alimentação complementar dependem de esforços coletivos intersetoriais e constituem enorme desafio para o sistema de saúde. Essas medidas partem de uma perspectiva de abordagem integral e humanizada. Uma das limitações do estudo é a conciliação de agendas dos profissionais para a realização do grupo e da capacitação, e a impossibilidade de realização da roda de conversa com os responsáveis das creches do território.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações Essa pesquisa demonstrou a permanência da necessidade de executar medidas para proteger, promover e apoiar a amamentação e alimentação complementar. Desta forma, é importante integrar família, comunidade e os serviços de saúde. Como recomendações, pretende-se que a unidade obtenha o título e se tornar unidade básica amiga da amamentação, criação de salas para amamentação e sensibilização dos gestores da importância de trabalhar o tema.
					 |