Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC2l - Alimentação e Nutrição: Aleitamento e alimentação complementar II

28375 - ANÁLISE DA INSUFICIÊNCIA DE VITAMINA E E ALEITAMENTO MATERNO EM CRIANÇAS USUARIAS DA REDE DE ATENÇÃO BÁSICA DE SAÚDE
LINA MONTEIRO DE CASTRO LOBO - FACULDADE DE MEDICINA/UFG, MARIA DO ROSÁRIO GONDIM PEIXOTO - FACULDADE DE NUTRIÇÃO/UFG, MARIA CLARET COSTA MONTEIRO HADLER - FACULDADE DE NUTRIÇÃO/UFG


Apresentação/Introdução
A vitamina E é um nutriente antioxidante e protege os lipídios tissulares dos radicais livres. É importante nas fases iniciais da vida e a sua deficiência pode causar prejuízos ao desenvolvimento e sistema imune da criança.


Objetivos
avaliar a associação entre insuficiência de vitamina E e o tempo de aleitamento materno em crianças usuárias da rede de atenção básica de saúde na cidade de Goiânia, Goiás, Brasil.


Metodologia
estudo transversal com crianças de 08 a 14 meses de idade usuárias da Unidade Básica de Saúde (UBS) do modelo tradicional de puericultura. Foram excluídas crianças prematuras, gemelares, com malária, portadoras de HIV, tuberculose, hemoglobinopatias e as que estavam em tratamento para anemia. Na coleta de dados ocorrida entre junho de 2012 e fevereiro de 2013 utilizou-se um questionário estruturado. A coleta de sangue foi realizada em jejum mínimo de três horas, na UBS ou no laboratório. Valores menores que 11.6 µmol/L obtidos do HPLC foram considerados como insuficiência de vitamina E. Na análise dos dados no Stata 12.0 utilizou-se o teste de Mann Whitney e Qui-quadrado de Pearson.


Resultados
foram avaliadas 228 crianças, sendo 51,75% (n=118) do sexo masculino. A mediana de tocoferol sérico foi de 11,7 µmol/L (p25=3.1 e p75=18,1 µmol/L). Houve associação entre o tempo de aleitamento materno e insuficiência de vitamina E (p=0,004). Quando o tempo de aleitamento materno foi ≥ a 6 meses, a proporção de insuficiência de vitamina E foi de 70% (n=28) enquanto que em período menor que seis meses a proporção de crianças com insuficiência de vitamina E foi de 44,63% (n=79) (p=0,004). Portanto, nas crianças com maior tempo de aleitamento materno houve maior prevalência de insuficiência de vitamina E.


Conclusões/Considerações
O tempo de aleitamento materno ≥ a 6 meses foi associado com a insuficiência de vitamina E. Esses dados devem ser confirmados em análise multivariada para verificar se há necessidade de complementar o aleitamento com alimentos fonte de vitamina E a partir dos seis meses ou rever os pontos de corte para essa insuficiência.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360