29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III |
22967 - EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL EM GRUPO COMO ESTRATÉGIA DE AÇÃO PARA O TRATAMENTO DO EXCESSO DE PESO EM MULHERES ADULTAS NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA MILENA SERENINI BERNARDES - UNICAMP, LETÍCIA MARÍN-LÉON - UNICAMP
Apresentação/Introdução A alta prevalência de obesidade, e sua associação com as doenças crônicas, é um importante problema de saúde pública. O consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas,açúcar e sal aumentou, e o consumo de fibras diminuiu. A Educação Alimentar e Nutricional é estratégia de educação em saúde capaz de promover mudanças do hábito alimentar e estimular a autonomia dos indivíduos no cuidado da saúde.
Objetivos avaliar o tratamento do excesso de peso na Estratégia de Saúde da Família, utilizando Educação Alimentar e Nutricional em grupo.
Metodologia Trata-se de um estudo de intervenção quase-experimental realizado com 172 mulheres, sendo que as do grupo intervenção (GI; n=87) participaram de um programa de reeducação alimentar, que abordou temas da área de alimentação e nutrição com enfoque na Educação Alimentar e Nutricional(EAN). Ambos os grupos passaram por avaliação antropométrica ao inicio e 6º mês, e cada grupo foi constituído por um número máximo de 20 mulheres. As participantes do GI receberam um plano alimentar individualizado, prescrito após análise de registro alimentar de 3 dias. A intervenção educacional esteve composta por 7 encontros mensais com duração média de 60 minutos.
Resultados O presente estudo registrou uma adesão de 81,6% à intervenção, 62 participantes assistiram a todos os encontros e 9 estiveram ausentes de uma sessão. Houve perda de peso significativamente superior no grupo intervenção em relação ao controle. Ao final do período de intervenção observou-se redução do peso e do índice de massa corporal (IMC) no grupo intervenção, e aumento no grupo controle. Entre as mulheres que finalizaram a intervenção foi observada diferença média de -5,15 Kg, e redução de 2,04 pontos do IMC. Ainda 50,7% das participantes do grupo intervenção atingiram uma redução de peso ≥5%, sendo que houve manutenção desta redução em 40,8%, sete meses após o término da intervenção
Conclusões/Considerações Os achados deste estudo podem nortear formas de intervenção nutricional baseada em grupos e a organização das políticas e protocolos voltados para o tratamento de pessoas com excesso de peso na atenção básica, uma vez que foi realizado dentro do cenário real do serviço de saúde. Evidencia ainda a importância da Educação Alimentar e Nutricional em grupo para estimular e manter a perda de peso, e assim prevenir e tratar doenças crônicas.
|