29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2m - Alimentação e Nutrição: Atenção nutricional III |
29002 - ACOMPANHAMENTO DO ESTADO NUTRICIONAL DE PACIENTES COM TUBERCULOSE PULMONAR JOSÉ LUIZ FERNANDES VIEIRA - UFPA, GIVAGO DA SILVA SOUZA - UFPA, LEILIANE DE CARVALHO CORDEIRO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, ANDREA DAS GRAÇAS FERREIRA FRAZÃO - UFPA
Apresentação/Introdução A tuberculose é uma doença infecto contagiosa, considerada uma das maiores causas de morte por doença infecciosa em adultos. No Brasil, os casos de TB representam 0,9% dos casos estimados no mundo (WHO, 2017). A relação entre TB pulmonar e nutrição tem sido apontada como um aspecto importante para a efetividade da resposta imunológica do hospedeiro à doença (MIYATA; TANAKA; IHAKU, 2013). .
Objetivos Descrever a evolução do estado nutricional de pacientes com tuberculose pulmonar sensível no inicio e no final do esquema terapêutico medicamentoso.
Metodologia Estudo de coorte com pacientes adultos acompanhados em uma unidade básica de saúde entre 2015 e 2016. Foram incluídos os pacientes com diagnóstico de tuberculose pulmonar. Foram excluídos soropositivos para HIV. Foram coletados o peso e altura para o cálculo do índice de massa corporal e posterior classificação do estado nutricional. Os procedimentos seguiram as orientações do Ministério da Saúde. Para verificar diferenças nos valores médios mensais de peso foi aplicado o teste t de Student. Para verificar a independência entre as variáveis sexo e estado nutricional, foi aplicado o teste G. O nível de significância aceito foi p≤ 0,05. Os dados foram analisados no programa STATA.
Resultados Participaram 61 pacientes, sendo 62% homens e 38% mulheres. Houve diferença estatisticamente significativa na evolução do peso médio em quilogramas, entre os sexos com variação de 0,9 kg para os homens e 5,6 kg para as mulheres (Tabela 1). Os homens apresentaram diminuição na condição de eutróficos e obesidade e considerável aumento de excesso de peso (7,7% para 20,5%). Houve diferença estatisticamente significativa (p=0,032) quando analisadas as três condições no inicio e no final do tratamento. No caso das mulheres ocorreu diminuição das condições de baixo peso e obesidade e aumento do número de eutróficas e com excesso de peso (Tabela 2).
Conclusões/Considerações A evolução do estado nutricional mostrou aumento de peso associado com o sexo feminino e com o período final do tratamento.
O acompanhamento nutricional de pacientes com TB não integra o conjunto de procedimentos ofertados pelo Sistema Único de Saúde-SUS, contudo pode contribuir para o sucesso do tratamento e recuperação dos pacientes.
|