29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC2n - Alimentação e Nutrição: Estudos epidemiológicos de grupos populacionais VIII  | 
        
        
		  
					 
          				
						 28296 - QUALIDADE DA DIETA DE NUTRIZES UTILIZANDO O ÍNDICE DE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL RONILSON FERREIRA FREITAS - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS, ANGELINA DO CARMO LESSA - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, DIEGO SILVA CAETANO - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, MARIANA DE SOUZA MACEDO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, NÍSIA ANDRADE VILLELA DESSIMONI PINTO - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI, ROMERO ALVES TEIXEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI
					
  
					Apresentação/Introdução O pós-parto é um período crítico para intervenções que abordam os padrões dietéticos, principalmente com vistas ao controle de peso. Esse aspecto é importante, considerando que essa retenção de peso é um fator preditor de obesidade a longo prazo, entretanto, poucos estudos tem se dedicado a avaliar o consumo alimentar de nutrizes.
  
 	Objetivos Avaliar a qualidade global da dieta das nutrizes utilizando como instrumento o Índice de Alimentação Saudável. 
  
 	Metodologia Realizou-se um estudo epidemiológico observacional transversal, com uma amostra de 106 nutrizes atendidas nas Unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), localizadas na área urbana do município de Diamantina, no Alto do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Como instrumentos de coleta dos dados, utilizou-se um questionário semiestruturado para caracterização da amostra e o recordatório de ingestão habitual. A qualidade da dieta foi avaliada por meio do Índice de Alimentação Saudável (IAS) validado para a população brasileira. Para as análises, foram estimadas as médias e desvios padrão, as medianas e intervalos interquartílicos do IAS total e de cada componente. 
  
 	Resultados Participaram 106 nutrizes com média de pontuação do IAS total de 64,36±10,68 e os alimentos do grupo das frutas total, fruta inteira, cereal total, cereal integral e leite e derivados, foram os componentes do IAS das nutrizes com menores pontuações, e com maior frequência de nota mínima. Observou-se baixo consumo de frutas totais, frutas inteiras, cereais totais, cereais integrais e leite e derivados. Na comparação entre médias e medianas da pontuação total do IAS com variáveis socioeconômicas, nutricionais e obstétricas das nutrizes, observou-se que mulheres com 12 ou mais anos de estudo completos tiveram média significativamente maior em relação às nutrizes com menor escolaridade. 
  
 	Conclusões/Considerações Com relação às pontuações do IAS, os achados do presente estudo foram menores quando comparados a estudo realizado com nutrizes brasileiras. Conclui-se que é importante a implantação de programas e estratégias para atenção à mulher no pós-parto, a fim de melhorar a qualidade de vida, sobretudo em relação aos aspectos nutricionais, o que poderá reduzir o impacto nos serviços de atenção secundária.
					 |