Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10d - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

25994 - ACOLHIMENTO MÃE - BEBÊ - FAMÍLIA NO DOMICÍLIO: REDUZINDO DISTÂNCIAS E AMPLIANDO O ACESSO
LUDIMILA CUZATIS GONÇALVES - UFF, LOUISE ANNE REIS DA PAIXÃO - UFRJ, FABIANA SILVA MARINS NAZARENO COSME - UFF, KELLY CRISTINA TASHIMA - PMPA, GIRLANE NOGUEIRA DE ARAÚJO - PMPA, ALESSANDRA DE ALMEIDA GOULART - PMPA, EDNA MARIA PROENÇA CONSTÂNCIO - PMPA, EVA APARECIDA FIGUEIRA FERREIRA - PMPA, FLAVIANE DE CÁSSIA BRUM DA COSTA - PMPA


Período de Realização
Junho a novembro de 2017


Objeto da Experiência
Ampliação do acesso de puérperas e recém
a assistência a saúde através do acolhimento mãe-bebê-família no domicílio


Objetivos
Relatar a experiência da equipe na ampliação da assistência a mulher no puerpério e ao recém nascido através da visita domiciliar


Metodologia
Trata-se de um relato de experiência de uma equipe do interior do Estado do Rio de Janeiro, localizado a 119 km da capital. É realizado registro em planilha de todas as gestantes da área adstrita, com as respectivas datas prováveis do parto. A partir de 36 semanas as visitas realizadas pelos agentes são semanais. Durante o pré-natal a visita de acolhimento é programada pela equipe junto à gestante e sua família.


Resultados
Foram registrados no período 16 nascimentos na área adstrita da equipe, destes 62,5% partos cesárea e 37,5% partos vaginais. 100% dos recém-nascidos tiveram aleitamento materno exclusivo no primeiro mês de vida. Ao final do período estudado 75% permaneciam em aleitamento materno exclusivo. 87,5 % das puérperas e recém nascidos receberam assistência da equipe nos primeiros 10 dias após o parto e permanecem em acompanhamento mensal. 93,8% dos recém natos realizaram teste do pezinho entre 3 e 5 dias de vida.


Análise Crítica

É de grande relevância que assistência voltada ao cuidado clínico-educativo da mulher e do recém-nascido seja ampliada a todas as famílias da área adstrita através da visita domiciliar na primeira semana pós parto. O planejamento das visitas entre a equipe e com as famílias é fundamental na efetivação da estratégia.


Conclusões e/ou Recomendações
O acolhimento mãe - bebê - família, através da visita domiciliar, é uma importante estratégia de ampliação do acesso no cenário em questão, possibilita maior conhecimento pela equipe da realidade em que vivem as famílias, favorece a identificação de riscos e vulnerabilidades, e a implementação de ações de prevenção de agravos e promoção da saúde, contribuindo assim para a redução de complicações da puérpera e do neonato.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360