Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10f - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

24121 - NA ESCUTA DOS/AS ACOMPANHANTES: FORTALECENDO A REDE DE APOIO FAMILIAR NA OBSTETRÍCIA.
ROBERTTHA FIGUEIREDO DE ARAÚJO - UFRN, ANDREZZA SORAYA MOURA FONSECA - UFRN, JOANE SILVA DE QUEIROGA - UFRN, JANE KÁTIA CUSTÓDIO SOUSA - UFRN


Período de Realização
O projeto ocorreu de outubro a dezembro de 2017 diariamente às 14h00min no turno vespertino.


Objeto da Experiência
O objeto consiste na viabilização do direito ao acompanhante que deve ser garantindo em todas as maternidades mediante a escolha das parturientes e puérperas.


Objetivos
Contribuir na autonomia do/a acompanhante na maternidade, enquanto sujeito coparticipe da atenção humanizada e do fortalecimento dos vínculos entre usuárias, acompanhantes/familiares e equipes de saúde.


Metodologia
A intervenção foi realizada na Clínica Obstétrica do Hospital Regional Mariano Coelho – HRMC, na região do seridó, Rio Grande do Norte. Consistia na motivação da participação e empoderamento dos/as acompanhantes. Foram trabalhadas atividades lúdicas, com temas sobre a importância do/a acompanhante no ambiente obstétrico; ações positivas e negativas do que se espera do acompanhante; os direitos e deveres dos/as usuários no SUS; a importância da rede de apoio familiar e violência obstétrica.


Resultados
Foram obtidos os seguintes resultados: participação ativa na interação parturiente/puérpera – acompanhante – maternidade; fortalecimento e protagonismo dos acompanhantes na atenção humanizada entre equipe de saúde – puérpera – acompanhante; legitimação do trabalho do/a assistente social na equipe de saúde, a partir do desenvolvimento de ações socioeducativas.


Análise Crítica
No Brasil a Lei 11.108, de 07 de abril de 2005, representa um marco no reconhecimento de um direito social, que deve ser garantindo em todos os estabelecimentos de saúde, onde sejam realizados partos. Sua negação é considerada uma violação de direito e consequentemente uma violência obstétrica. Porém, é preciso que tais acompanhantes sejam sensibilizadas, isto é, perceber-se enquanto sujeito dentro do processo puerperal da mulher.


Conclusões e/ou Recomendações
Sobre a experiência foi identificado à fragilidade desse acompanhante quanto a sua importância no cenário obstétrico, do vínculo com a puérpera e com a rotina hospitalar. Desse modo, é necessário pensar ações desde o pré-natal, inserindo-se não só a gestante, mas a rede de apoio familiar, partindo da perspectiva que esse acompanhante está dentro da configuração do arranjo familiar e que isso deve ser fortalecido.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360