29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC10f - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde |
28337 - IMPLANTAÇÃO DA CONSULTA MULTIPROFISSIONAL, COM PACIENTES DO PROGRAMA DE HIPERDIA, EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ANGRA DOS REIS. ERVYLENE TREVENZOLI DE SOUSA - PREFEITURA DE ANGRA DOS REIS, CAROLINA ALESSANDA TERRA - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS, PALOMA HEBER ALVES DE MELO - PREFEITURA MUNICIPAL DE ANGRA DOS REIS
Período de Realização O presente trabalho iniciou em outubro de 2017 e continuará até dezembro 2018.
Objeto da Experiência A implantação de consultas multiprofissionais, onde o paciente foi acompanhado pelo enfermeiro e o farmacêutico, com o apoio de outros profissionais.
Objetivos Criar um fluxo de acompanhamento multiprofissional
Acompanhar os pacientes do programa de hiperdia com avaliação de diversos profissionais da saúde
Identificar a não adesão ao tratamento farmacológico e não farmacológico.
Minimizar gastos da saúde pública com consultas desnecessárias
Metodologia O trabalho é um estudo de caso, para a criação de fluxos e protocolos para a realização de consultas multiprofissionais. Inicialmente consistiu em reuniões multiprofissionais (enfermeira, farmacêuticas e fisioterapeuta) para entender a demanda e realizar o estudo de protocolos. Posteriormente criou-se fluxos para as consultas no programa de hiperdia. Estas foram realizadas com a enfermeira responsável pelo programa e as farmacêuticas de uma Unidade Básica da prefeitura de Angra de Reis.
Resultados Aproveitou-se das consultas do programa de Hiperdia para a avaliação das profissionais. A consulta foi fixada em um dia na semana, pois as profissionais estariam disponíveis, ao marcar para a consulta com a enfermagem o paciente também passaria pela consulta farmacêutica, o objetivo inicial era realizar a consulta com os dois profissionais, para futura discussão do. Tivemos resistência de alguns pacientes e outros se sentiram prestigiados em ter dois profissionais para seus problemas de saúde.
Análise Crítica O protocolo é simples de implantação, porém precisa ser melhorado. A questão dos agendamentos e as perguntas que são realizadas ao paciente precisam ser revistas. A consulta precisa alcançar o seu objetivo, porém não podem ser longas.
Conclusões e/ou Recomendações A implantação de consultas multiprofissionais foi exitosa, observamos o quanto a população é carente de informação da própria saúde e como os profissionais em conjunto podem melhorar a qualidade de vida e de saúde. Muito ainda tem para ser realizado, é necessário um grande trabalho de conscientização da população e dos profissionais.
|