Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC10g - Determinação Social, Desigualdades e Promoção da Saúde

22108 - DETERMINANTES SOCIAIS DA SAÚDE MENTAL NO CONTEXTO BRASILEIRO
LORENNA ANDRADE DE MENDONÇA - UFJF, CARLOS PODALIRIO BORGES DE ALMEIDA - UNIFESSPA, MARCELO DA SILVA ALVES - UFJF


Apresentação/Introdução
Aproximadamente 3% da população carece de cuidados contínuos por serem portadores de transtornos mentais, ressaltando a importância de implementação de estratégias de promoção da saúde por parte do Estado. Por ser o adoecimento mental multifatorial, é indispensável o conhecimento sobre Determinantes Sociais da Saúde para a aproximação entre as condições psíquicas e sociais do adoecimento mental.


Objetivos
Conhecer e analisar o debate produzido no âmbito da literatura científica brasileira sobre os determinantes sociais da saúde mental no contexto nacional, a partir de resultados de pesquisas.


Metodologia
Este trabalho foi elaborado com base na metodologia de Revisão Bibliográfica da literatura cujo escopo é a reunião dos resultados de investigação esboçados em artigos já publicados, integrando linearmente pesquisas oriundas de diferentes paradigmas da composição do conhecimento. Ao compendiar achados realizados em estudos primários, a metodologia utilizada possibilita realizar a integração de conhecimentos diversos na construção de um trabalho complexo, servindo de arcabouço teórico para a compreensão do cuidado em saúde e demonstra significativa penetrabilidade na área da saúde mental coletiva nas últimas décadas.


Resultados
Foram selecionados 10 artigos em bases de dados virtuais a partir dos descritores escolhidos, os quais evidenciaram uma forte relação entre adoecimento mental e os determinantes sociais da saúde. Os artigos estudados evidenciaram a baixa renda, baixa escolaridade e gênero feminino como os principais determinantes sociais da saúde mental no Brasil. No entanto percebeu-se o quão difícil é observá-los separadamente, uma vez que os aspectos de vida social e econômica se sobrepõem, destacando a necessidade do entendimento biopsicossocial do indivíduo no manejo da assistência à saúde mental de qualidade.


Conclusões/Considerações
Nota-se a importância de estudos que valorizem a influência socioeconômica no adoecimento mental, a fim de aprimorar o modelo vigente nos serviços de saúde, que desconsidera o contexto social no qual estes cidadãos estão inseridos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360