Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC9a - Desafios e Alternativas para a Valorização das Interações entre Saúde e Desenvolvimento

24874 - ARRASTÃO DA MANCHA: RASTREAMENTO DE CASOS SUSPEITOS DE HANSENÍASE EM UM MUNICÍPIO DO SUL DE MINAS GERAIS
ELTON JUNIO SADY PRATES - UEMG, MARIA LUIZA SADY PRATES - UEMG


Período de Realização
A capacitação da equipe executora e o trabalho de campo ocorreram durante o mês de agosto de 2017.


Objeto da Experiência
Compõe-se da população residente em Passos, um município situado no Sul de Minas Gerais, e que comporta cerca de 100 mil habitantes.


Objetivos
Identificar casos suspeitos de Hanseníase, além de disseminar informações sobre a patologia aos moradores, aos profissionais de saúde e aos estudantes dos cursos das Ciências da Saúde.


Metodologia
O arrastão foi promovido pelo núcleo de referência em Hanseníase do município, sendo dividido em três fases. Primeiro, realizou-se uma capacitação sobre conceitos fundamentais da patologia voltada para profissionais de saúde das 19 equipes de saúde da família. Segundo, realizou-se uma capacitação para os estudantes dos cursos das Ciências da Saúde pertencentes a UEMG-Passos. Por fim, iniciou-se o trabalho de campo realizando visitas domiciliares feitas pelos Agentes de Saúde e estudantes.


Resultados
Após o término do rastreamento, todos os casos suspeitos foram encaminhados para uma unidade da Estratégia de Saúde da Família responsável por cada região, posteriormente, foram avaliados pela equipe profissional do serviço para diagnóstico da patologia. Destaca-se que foram encontrados 27 casos suspeitos, no entanto somente 14 foram diagnosticados e orientados para iniciarem o tratamento.


Análise Crítica
Foi notável as contribuições possibilitadas pela interlocução entre os Gestores Municipais, a Universidade e a comunidade visto que foram diagnosticados casos novos de Hanseníase, disseminando informações a diferentes grupos sobre essa patologia ainda negligenciada. A inserção de acadêmicos nessa experiência contribuiu com a integração entre o ensino-serviço-comunidade e para sua formação humana e profissional, aproximando-os da realidade que encontrarão enquanto futuros profissionais de saúde.


Conclusões e/ou Recomendações
Recomenda-se a expansão desta experiência exitosa, visto os resultados promissores proporcionados. Destaca-se que essa ação possibilitou ainda um convite a reflexão aos participantes sobre a importância da equipe interdisciplinar no trabalho em saúde, na perspectiva do fortalecimento do trabalho coletivo na busca de mitigar agravos à saúde, reduzir desigualdades, e, prioritariamente, promover saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360