29/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC9a - Desafios e Alternativas para a Valorização das Interações entre Saúde e Desenvolvimento |
26560 - PROJETO VIDA ATIVA- ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DA SAÚDE DA MULHER NO MUNICÍPIO DE ORÓS-CE: RELATO DE EXPERIÊNCIA CYBELLY TEIXEIRA VIDAL - UNIFOR, ZÉLIA MARIA DE SOUSA ARAÚJO SANTOS - UNIFOR, FIRMINA HERMELINDA SALDINHA ALBUQUERQUE - UFAM/UNIFOR, SAIONARA LEAL FERREIRA - UNIFOR, GEISE MOREIRA SALES DE OLIVEIRA - UNIFOR, JENNIFER FERREIRA FIGUEIREDO CABRAL - UNIFOR, VELMA DIAS DO NASCIMENTO - UNIFOR/IJF, GRAZIELLE MARA DA MATA FREIRE - UNIFOR, MARA CIBELLY DA SILVA PINHEIRO - FASP, MARIA SOLANGE NOGUEIRA DOS SANTOS - UNIFOR/UECE
Período de Realização O Grupo Vida ativa sucedeu no período de Junho de 2017 até os dias atuais.
Objeto da Experiência Implantação do grupo Vida Ativa como estratégia de promoção e prevenção da Saúde da Mulher.
Objetivos Relatar a experiência dos profissionais da Atenção Primária em Saúde (APS), coordenação da APS e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), na implantação do Grupo Vida Ativa como estratégia de promoção e prevenção da Saúde da Mulher.
Metodologia Estudo descritivo, tipo relato de experiência, sobre o processo de implantação e desenvolvimento do Grupo Vida Ativa. A coordenação da APS e NASF desenvolveram ações para promover a saúde da mulher através de atividade física e avaliação de parâmetros essenciais como: índice de massa corpórea e verificação de pressão arterial para prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). Essas intervenções ocorreram com 60 mulheres em praça pública com uma frequência de três encontros semanais.
Resultados Evidencia-se avanços significativos no decorrer da estratégia proposta como: Frequência expressiva das mulheres nos encontros, motivação feminina para o autocuidado, desenvolvimento continuo dos profissionais do NASF em avaliações dos parâmetros de saúde como: verificação das medidas antropométricas e avaliação da pressão arterial. Além disso, o projeto em parceria com uma academia no município proporcionou múltiplas atividades físicas para as mulheres por meio de descontos na mensalidade.
Análise Crítica Apesar desse projeto proporcionar melhor condicionamento físico, elevando a auto estima, por meio da atividade física regular, ainda faz-se necessário um aprimoramento da qualidade dos serviços prestados a saúde da mulher na APS através de exames preventivos periódicos, controle dos parâmetros das DCNT, imunização, dentre outros. Desta forma, o projeto vem intervindo ativamente na redução dos riscos, fomentando melhorias na qualidade de vida da população feminina.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que o projeto Vida Ativa foi uma estratégia para promover mudança de hábitos, servindo como espaço promotor da saúde, em prol da qualidade de vida por meio de exercício físico regular, avaliação nutricional e espaço de orientação, que conduzem a prevenção de (DCNT). Dessa forma, recomenda-se que a estratégia seja aplicada, já que vem propiciando êxito dos resultados, como também ser de baixo custo e apresentar grandes benefícios.
|