Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29c - Álcool e Drogas - Formação

24476 - A POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL PARA ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS NA BAIXADA FLUMINENSE DO RJ:UM ESTUDO SOBRE A REDE DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL - RAPS.
JULIANA DESIDERIO LOBO PRUDENCIO - UFF, MÔNICA DE CASTRO MAIA SENNA - UFF


Apresentação/Introdução
Notam-se transformações no cuidado prestado aos usuários de álcool e outras drogas a partir da implantação das RAPS. Nessa direção, ganham força questionamentos sobre o modelo de tratamento aos usuários de drogas por meio de medidas restritivas de direito, buscando substituí-lo por meio de uma rede de cuidados com novas modalidades de atenção, tendo como diretrizes a cidadania, a autonomia e a emancipação.


Objetivos
Investigar a conformação e funcionamento da Rede de Atenção Psicossocial - RAPS para a atenção aos usuários de álcool, crack e outras drogas em um município de grande porte da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro.


Metodologia
A presente pesquisa é de natureza qualitativa e tem como principais procedimentos metodológicos a revisão de literatura, a análise documental, a observação participante na rede de serviços de saúde e nas reuniões do conselho e fóruns de saúde mental e a realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores e técnicos da RAPS em um município da Baixada Fluminense (RJ). Tais instrumentos tornam-se de fundamental importância para compreender a oferta de cuidado pelo CAPS ad III sobre a análise da RAPS.


Resultados
A pesquisa vem mostrando que a transformação social possui um determinado modo de operar e também perpassa a dimensão sociocultural, ou seja, na mudança do modo de pensar e agir. Logo, tem-se uma morosidade nas ações em rede, pois através de alguns resultados que a pesquisa vem revelando, mostra-se: a ausência de formação em parte dos profissionais da rede, a precarização dos espaços e serviços ofertados, e a necessidade de se romper com o estereótipo socialmente construído do usuário de drogas como: vagabundo, incapaz e criminoso. Por outro lado, observa-se uma boa cobertura de CAPS ad no município e certa articulação com o Hospital Municipal e a Política de Assistência Social.


Conclusões/Considerações
A pesquisa vem mostrando que apesar da lenta e gradual efetivação de uma ação em rede, aos moldes da RAPS, o município em estudo apresenta uma boa cobertura e um bom resultado na atenção aos usuários de drogas, apesar da precária condição dos serviços. No entanto, é notório nos noticiários e nas atividades propostas um ranço e atraso da compreensão sobre a relevância de iniciativas de redução de danos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360