Comunicações Orais

26/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29e - Loucura e cidadania (arte, cultura, militância e economia solidária) - Sessão 1

27090 - ENTRE A CLÍNICA, A ARTE E A CIDADANIA: OFICINAS COM A POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA EM CAMPINAS
HENRIQUE SATER DE ANDRADE - UNICAMP, CATHANA FREITAS DE OLIVEIRA - UNICAMP, NICOLE GUIMARÃES CORDONE - CONSULTÓRIO NA RUA-CAPS AD REVIVER, BRUNO MARIANI AZEVEDO - CONSULTÓRIO NA RUA, ALCYONE APOLINÁRIO JANUZZI - CONSULTÓRIO NA RUA, ÂNGELA SLONGO BANETTI - CONSULTÓRIO NA RUA - CAPS AD REVIVER, THIAGO FRANÇA RIO BRANCO CARVALHO - CONSULTÓRIO NA RUA, LUANA MARÇON BOTTEON - UNICAMP, THIAGO LUSVARDI - UNICAMP, SÉRGIO RESENDE CARVALHO - UNICAMP


Período de Realização
Março de 2017 a dezembro de 2017


Objeto da Experiência
Oficinas com a População em Situação de Rua em Campinas, a partir de Projeto de Extensão da FCM-UNICAMP de parceria com Consultório na Rua.


Objetivos
Produzir experiências de cuidado a essa população, refletindo sobre sua produção de subjetividade e de autocuidado. Buscamos também repensar dentro dos cursos da área da Saúde da UNICAMP as formas tradicionais de cuidado e a formulação de políticas públicas de saúde imprescindíveis a essa população.


Metodologia
Projeto de extensão com: a) oficinas musicais semanais no espaço da rua com diferentes instrumentos e ritmos, durante o atendimento do Consultório na Rua de Campinas; b) Oficinas teatrais baseados na metodologia do Teatro do Oprimido de Augusto Boal com os usuários no espaço do CAPS: exercícios de expressão corporal; construção de personagens, composição de cenas e trabalho com figurino, relacionando com o autocuidado e com o uso do álcool e outras drogas.


Resultados
As oficinas vem produzindo momentos de expressão coletiva e autocuidado. A execução das canções permite falar sobre experiências, prazeres, sofrimentos e histórias de vida. O uso do corpo, a participação ativa dos sujeitos envolvidos no processo e o uso de diferentes recursos artísticos (desenhos, figurinos, dramatizações) produzem novos sentidos ao processo saúde-doença, além de fortalecer o ensino e a pesquisa para dentro do espaço acadêmico sobre formas alternativas de cuidado.


Análise Crítica
A possibilidade de realizar oficinas terapêuticas tem como potencialidades a reconstrução de laços afetivos e subjetivos de uma população historicamente marginalizada e a criação de vínculo com diferentes dispositivos de saúde. Fortalecemos a construção de cidadania de uma população extremamente vulnerável e que não tem como única demanda o cuidado ao uso de álcool e outras drogas, além de apresentar tal processo aos cursos de graduação da área da Saúde da UNICAMP.


Conclusões e/ou Recomendações
O presente projeto de Extensão vem produzindo encontros de produção de cuidado e de aprendizados múltiplos, ampliando as relações afetivas e traçando linhas de fuga de uma clínica universal e normatizadora. Realizar oficinas com usuários do SUS em situação de rua é uma afirmação de cidadania e do direito à vida de uma população historicamente marginalizada.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360