Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29h - Medicalização (sessão 1)

21984 - SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: TRATAMENTO PARA ALÉM DO MEDICAMENTOSO
MÍRIAM FELIX CARUSO - SPDM/PAIS PREFEITURA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SAO PAULO


Período de Realização
Refere-se ao período de março a dezembro de 2017.


Objeto da Experiência
Proposta de grupo para usuários da atenção básica, que procuram a UBS para
renovação de receitas de medicamentos psicotrópicos.


Objetivos
Acolher o sofrimento psíquico, sensibilizar usuários que utilizam psicotrópicos como única forma de tratamento a ampliar a compreensão do adoecimento a partir do resgate da história de vida e da troca de experiências. Descentralizar o papel da medicação e acrescentar o espaço de fala e de interação.


Metodologia
Interdisciplinar, participam da ação Médico, Enfermeira e Auxiliar de Enfermagem da ESF e Psicóloga do NASF, da UBS Alpes do Jaraguá, em São Paulo. Os encontros semanais se iniciam com a explanação da proposta, com o contrato de sigilo, de não julgamento e, se preferir, da possibilidade de permanecer como ouvinte. Os usuários são convidados a falar livremente com a mediação dos profissionais. A participação no grupo é pré requisito para a renovação de receita que acontece somente no final.


Resultados
No início, a maioria dos usuários estavam presentes somente para a renovação de receita, gradualmente foi se produzindo sentido para o espaço e, no segundo semestre, a cada encontro, quase metade dos participantes tinham sua presença desvinculada a troca de receita. Nesse percurso, o grupo foi assumindo o caráter terapêutico em que usuários puderam tratar dos seus conflitos. Os profissionais tiveram a oportunidade de aprofundar o olhar para as formas de sofrimento dos pacientes e do território.


Análise Crítica
Vincular a proposta do grupo ao momento de renovação de receita foi a estratégia utilizada para lidar com a dificuldade de adesão ao modelo grupal. Esta foi a primeira experiência de grupo em saúde mental que não só atingiu o objetivo inicial, mas superou as expectativas na formação de vínculo, na profundidade das falas, no espaço de trocas, nas relações que se estabeleceram de forma respeitosa, enfim, no caráter terapêutico que assumiu, demonstrando a potência da ação coletiva nesse contexto.


Conclusões e/ou Recomendações
Embora ainda exista o mito de que o modelo ambulatorial seja o mais efetivo no campo da saúde mental, essa ação demonstrou que existe uma dimensão coletiva no sofrimento dos usuários e que, portanto, o grupo é capaz de construir um sentido para as queixas e sintomas, que não se alcança no individual. Isto é, o atendimento em consulta e em grupo devem ser complementares, mas o dispositivo grupal precisa ser melhor compreendido e incorporado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360