Comunicações Orais

27/07/2018 - 13:10 - 14:40
CO29h - Medicalização (sessão 1)

23974 - OS DISCURSOS SOBRE A LOUCURA NA ATENÇÃO BÁSICA EM SAÚDE NA REGIÃO DE FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI
ANGELO LUIZ SORGATTO - UFGD, CATIA PARANHOS MARTINS - UFGD


Apresentação/Introdução
Esta é uma pesquisa de mestrado em Psicologia pela Universidade Federal da Grande Dourados, em andamento, que analisa os discursos sobre a loucura nas Equipes de Saúde da Família da cidade fronteiriça de Ponta Porã – MS/Pedro Juan Caballero - PY. Utilizamos da análise discursiva de Foucault e da cartografia para compreender os desafios da Saúde Mental na Atenção Básica.


Objetivos
Tem como objetivos analisar os discursos sobre a loucura que circulam entre profissionais da ABS; analisar as formas de cuidados dispendidas aos usuários e se ainda existem cuidados baseados na lógica manicomial.


Metodologia
É uma pesquisa-intervenção, qualitativa que utilizará a Cartografia como estratégia metodológica. As primeiras aproximações com o campo estão em andamento. Posteriormente, realizaremos cinco entrevistas, gravadas e transcritas, com diferentes profissionais de saúde da ESF que atendem os usuários de saúde mental. As perguntas disparadoras são: como as demandas em saúde mental chegam à ESF?; como você lida com as demandas em Saúde Mental? e o que você entende/sabe sobre a Reforma Psiquiátrica? O tratamento dos dados se dará pela análise do discurso foucaultianas em diálogo com a literatura sobre saúde mental e loucura. Utilizaremos o diário de campo para a coleta de impressões do pesquisador.


Resultados
A pesquisa está em andamento e os nossos primeiros contatos com o território indicam que os profissionais de saúde da ABS entendem que o cuidado ofertado ao usuário de saúde mental se dá apenas de forma medicamentosa, com a renovação da receita ou entrega de medicação. Os profissionais aparentaram não conceber outros formas de cuidados ofertados a esse usuário como de sua responsabilidade. É trazido por eles o despreparo que sentem ao lidar com o usuário de saúde mental. O relato dos profissionais aponta certa dissociação entre os cuidados ofertados a esses sujeitos, pois compreendem como responsabilidades dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) as outras formas de acolhimento.


Conclusões/Considerações
A atual conjuntura afeta as políticas do SUS e da Saúde Mental, recentes cortes e mudanças ameaçam sua integridade. Há o risco de perda dos avanços obtidos e do retorno da lógica privada e hospitalôcentrica. A presente pesquisa visa produzir conhecimentos que fortaleçam o SUS, problematizem a atual cena da saúde brasileira e a promoção do diálogo entre as partes da rede de saúde (ESF e CAPS) para o cuidado em saúde mental.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360