28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO29r - Reabilitação psicossocial e recovery  | 
        
        
		  
					 
          				
						 21988 - UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE REABILITAÇÃO E INTEGRAÇÃO SOCIAL DO INSTITUTO MUNICIPAL NISE DA SILVEIRA IAGO DAHER CARDOSO - INSTITUTO MUNICIPAL NISE DA SILVEIRA
					
  
					Período de Realização O trabalho foi realizado entre o período de 16 de março de 2017 a 8 de dezembro de 2017.
  
 	Objeto da Experiência Núcleo de Reabilitação e Integração Social do Instituto Municipal Nise da Silveira em Engenho de Dentro/RJ.
  
 	Objetivos O objetivo do trabalho foi o acompanhamento dos moradores do Núcleo de Reabilitação e Integração Social do Instituto Municipal Nise da Silveira em caráter observacional e participativo no processo de desinstitucionalização no contexto da Reforma Psiquiátrica Brasileira.
  
 	Metodologia A experiência vivenciada ocorreu no Núcleo de Reabilitação e Integração Social que funciona como um novo modelo proposto de assistência psiquiátrica junto aos Centros de Atenção Psicossocial, trabalhando diretamente com o sujeito visando resgatar a sua independência, autocuidado, comunicação, socialização e afetividade. Ou seja, tirar o valor manicomial do sujeito e reforçar os laços com a sociedade a qual ele está inserido a fim de serem incluídos no Programa de Serviço Residencial Terapêutico.
  
 	Resultados A partir do conceito de desinstitucionalização, é possível observar que quando os pacientes psiquiátricos são estimulados e expostos ao convívio social, por exemplo, a ida à feira, ao mercado, à passeios turísticos, ao cinema, há uma resposta comportamental positiva em relação ao indivíduo excluído, e que oportunizar as suas pequenas escolhas reflete na mudança do tratamento que ficaram ausentes com a longa e perversa internação, criando uma mediação entre sujeito e o mundo que o cerca.
  
 	Análise Crítica No decorrer do trabalho, ocorreram inúmeras experiências em que pude refletir sobre os benefícios da desinstitucionalização acerca dos hospitais psiquiátricos e seus desafios para quebrar as barreiras da exclusão social e dos preconceitos sobre a “loucura”. E hoje, vemos a grave crise na rede pública de saúde do Rio de Janeiro, com a demissão dos trabalhadores e a redução dos serviços de atenção primária e saúde mental, em retrocesso ao sistema proposto na Reforma Psiquiátrica Brasileira.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A proposta de mudança do Núcleo de Reabilitação e Integração Social traz consigo muitos desafios acerca dos tratamentos de pacientes em sofrimento psíquico consolidando a assistência à liberdade, integração e reabilitação psicossocial como os principais objetivos no campo da saúde mental e coletiva.
					 |