Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29b - Medicalização

24740 - VIVÊNCIA ACADÊMICA EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO MUNICÍPIO DE GOIÂNIA, GOIÁS.
FELIPE SOUZA DE OLIVEIRA - PUC-GO, SILVIA ROSA DE SOUZA TOLEDO - PUC-GO, MARIA SALETE SILVA PONTIERI NASCIMENTO - PUC-GO, LARISSA RODRIGUES DE ALMEIDA - PUC-GO, RODRIGO FARIA DORNELAS - UFG, FERNANDA PEREIRA DA SILVA - PUC-GO, KEILA RENATA TAVARES - PUC-GO


Período de Realização
A atividade foi realizada durante o mês de Outubro/2017.


Objeto da Experiência
Vivência acadêmica em um Centro de Atenção Psicossocial a fim de contribuir na formação profissional no que tange às boas práticas em saúde mental.


Objetivos
Descrever as percepções de acadêmicos de graduação do Curso de Enfermagem da PUC-GO, obtidas durante uma vivência prática em serviço de referência em saúde mental.


Metodologia
Estudo descritivo, crítico-reflexivo, do tipo relato de experiência construído por acadêmicos do 7º Módulo de Enfermagem da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, durante atividade prática curricular, vinculada ao eixo temático o cuidar nos processos mentais, realizada em um CAPS III, situado no município de Goiânia, Goiás.


Resultados
O CAPS III consiste em atendimento psicossocial de atenção contínua 24 horas. Os usuários possuem algum transtorno mental, sendo os mais comuns são a esquizofrenia, depressão e transtornos de humor e são estabilizados com o uso da medicação e a oferta de grupos terapêuticos direcionados ao usuário e a família. O público atendido inclui moradores de regiões próximas ao CAPS III, entretanto, a unidade funciona como porta aberta para demanda espontânea.


Análise Crítica
Observou-se que grande parte dos usuários está vulnerável socialmente, sobretudo por fatores socioeconômicos, impactando o tratamento. Alguns usuários informaram não comparecer às consultas devido à falta de recursos. Entretanto, alguns afirmaram que a escassez de alimentos em suas residências e a ausência de um ambiente familiar acolhedor, favorecem a frequência à unidade, ao sentirem a solidão amenizada e a sensação de segurança devido a possibilidade de estabilização em crises psiquiátricas.


Conclusões e/ou Recomendações
O CAPS tem importante papel na (re) inserção do indivíduo com transtorno mental na sociedade, na formação de profissionais e melhoria da qualidade do atendimento. Notou-se que os problemas sociais emergidos naquele cenário por vezes sobressaem aos transtornos mentais. A vivência evidenciou que uma formação profissional reflexiva, humanista e centrada na necessidade do usuário, pode favorecer uma sociedade mais justa e fundamentalmente inclusiva.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360