Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29d - Cuidado em saúde mental: redes, linhas e dispositivos de cuidado

28197 - O HOSPITAL GERAL COMO PONTO DE ATENÇÃO DA RAPS: REFLEXÕES ACERCA DA PRÁTICA
VIVIANI CRISTINA COSTA - ENSP, FABIANO CANDIDO MARÇAL - IMS


Período de Realização
O trabalhou ocorreu no período de janeiro a dezembro do ano de 2017.


Objeto da Experiência
Enfermaria de Saúde Mental do Hospital Municipal Ronaldo Gazola (HMRG), unidade da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do município do Rio de Janeiro.


Objetivos
Refletir sobre o trabalho desenvolvido pela Linha de Cuidado de Saúde Mental dentro do hospital, e sua articulação com as outras linhas de cuidado da instituição;
Refletir sobre o lugar ocupado pelos leitos de saúde mental do hospital na RAPS do município do Rio de Janeiro.



Metodologia
Trata-se de relato de experiência, com análise qualitativa do trabalho desenvolvido pela linha de cuidado de saúde mental dentro do HMRG. Foram analisados os dados referentes ao perfil da clientela atendida, a assistência oferecida, as demandas institucionais e a articulação com os outros equipamentos da RAPS da cidade.


Resultados
É observada a garantia de acesso da população com sofrimento psíquico aos cuidados clínicos com necessidade hospitalar e articulação em rede a partir da demanda dos usuários. Em contrapartida, verifica-se, por vezes, uma lógica de cuidado que centraliza a atenção à crise ao hospital.
Foi constatado estigma por parte dos profissionais como um todo. O fato de a enfermaria estar localizada em um hospital geral traz outra complexidade para a superação dos modos de pensar e agir do modelo asilar.



Análise Crítica
Tomando como referência a Atenção Psicossocial e a Portaria 148/2012 verifica-se necessidade de ampliação da RAPS do município para que de fato os leitos de saúde mental no hospital geral passem a ser substitutivos a lógica manicomial e não apenas um serviço completar ao hospital psiquiátrico. Reafirmamos o CAPS III como estratégiade cuidado nas situações de crise, e os leitos de Saúde Mental como ponto de atenção para usuários que necessitem de sua tecnologia.


Conclusões e/ou Recomendações
Apontamos necessidades referentes a espaços de educação permanente para os profissionais que atuam diretamente na assistência ao usuário. À ampliação e o fortalecimento da RAPS do município, que no contexto atual, vem sofrendo com desafios e retrocessos nos níveis de gestão municipal, estadual e federal.Além de estudos e fomentos de pesquisa no campo com intuito de qualificar a assistência prestada pelo equipamento de saúde.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360