Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29e - Estudos epidemiológicos

29105 - PREVALÊNCIA DE OUVIDORES DE VOZES EM UM CENTRO DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL DO SUL DO RIO GRANDE DO SUL
LUCIANE PRADO KANTORSKI - UFPEL, VANDA MARIA DA ROSA JARDIM - UFPEL, ALINE NEUTZLING BRUM - ALINE NEUTZLING BRUM, MARIA LAURA DE OLIVEIRA COUTO - UFPEL, GUILHERME EMANUEL WEISS PINHEIRO - UFPEL, ROBERTA ANTUNES MACHADO - UFPEL


Apresentação/Introdução
Ouvir vozes embora associado aos diagnósticos psiquiátricos e neurológicos, especialmente nos casos de esquizofrenia ou psicose ocorre também na população em geral. A presente pesquisa compreende como escuta de vozes as experiências vivenciadas individualmente por pessoas no que se refere a percepção auditiva de vozes, sons ou determinados ruídos que as demais pessoas não ouvem.


Objetivos
Estimar a prevalência de ouvidores de vozes em um Centro de Atenção Psicossocial, conforme variáveis sociodemograficas


Metodologia
Estudo descritivo cuja coleta de dados foi realizada através de consulta aos prontuários dos usuários ativos em um CAPS do município de Pelotas-RS no período de setembro de 2017 a janeiro de 2018, totalizando 347 prontuários. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética. A ocorrência de escuta de vozes foi avaliada conforme variáveis sociodemográficas, incluindo sexo, idade, estado civil, com quem vive e escolaridade.


Resultados
Os prontuários analisados indicaram uma população com média de idade de 48,16 anos (dp=11,8), do sexo masculino (60.93), vivendo com a família (86.11) e com fundamental incompleto (49.76). A prevalência de registro de escuta de vozes foi de 49.08%. As variáveis sociodemgráficas não apresentaram diferenças significativas nos estratos, entretanto a prevalência de escuta de vozes foi maior entre em usuários com 31/40 anos (58%), em homens (49.75%), que vivem sozinhos (58.82%)e com fundamental incompleto (54.55%).


Conclusões/Considerações
É importante conhecer o número de ouvidores de vozes no serviço de saúde. É imprescindível encontrar novas alternativas para reduzir o estigma em relação a pessoas que ouvem vozes e buscar estratégias que considerem as diferenças e modos de lidar com esta característica.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360