28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29i - Reabilitação psicossocial e recovery / Prevenção de adoecimento e promoção da saúde |
21571 - PROJETO CUCA LEGAL: PRÁTICAS DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL PARA ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE EM CAMPOS DOS GOYTACAZES ALESSANDRA DE MUROS XAVIER - UFF, ANA LUCIA NOVAIS DE CARVALHO - UFF, MAYRA SILVA DE SOUZA - UFF
Período de Realização Projeto piloto realizado na Universidade Federal Fluminense no período de 01/09/17 a 15/12/17
Objeto da Experiência Ações preventivas em saúde mental para estudantes da UFF Campos e estudantes usuários do seu Serviço de Psicologia Aplicada.
Objetivos • Desenvolver estratégia coletiva de prevenção em saúde mental de estudantes de graduação da UFF e estudantes usuários do SPA UFF;
• Prevenir riscos e a interferência do sofrimento emocional para o desempenho acadêmico e evasão escolar;
• Contribuir com a estratégia municipal de prevenção ao suicídio.
Metodologia Para as atividades foram utilizadas palestras, vivências e exibição de vídeos, realizados pelo SPA e estudantes do curso de Psicologia. A divulgação foi feita por e-mail, redes sociais e cartazes. Os temas em 2017 foram: Adaptação a vida acadêmica e a saúde mental do estudante ingressante, Fatores de estresse que interferem nas relações sociais e no desenvolvimento acadêmico, Ansiedade e Depressão – Fatores de risco para saúde mental e Uso abusivo de medicamentos controlados e outras drogas.
Resultados Projeto piloto que identifica a vinculação do sofrimento emocional associado ao perfil de vulnerabilidade social. Aponta que a democratização do ensino superior amplia a necessidade das ações de permanência dos alunos e de promoção a saúde. Ressalta a importância da reflexão sobre questões sobre suicídio, uso e abuso de drogas, temas de suma relevância para saúde pública. O Projeto se inseriu no Grupo Condutor de Prevenção ao Suicídio, da secretaria municipal de saúde.
Análise Crítica O Projeto discute a saúde do estudante, e em especial a necessidade de desvelamento dos processos que produzem riscos e vulnerabilidades no campo da saúde mental aplicados à vida acadêmica. As parcerias com a rede local tornaram-se imprescindíveis, tanto pela temática em lide, quanto pela possibilidade da prática interdisciplinar, fortalecendo a proposta e ampliando as possibilidades de impacto social, buscando contribuir com o papel social da universidade junto à comunidade local.
Conclusões e/ou Recomendações Fica evidenciada a necessidade de respostas as demandas em saúde mental nas universidades. É fundamental que os gestores proponham ações considerando a realidade socioeconômica e emocional dos estudantes. A rede de saúde mental do município de Campos dos Goytacazes precisa ser provocada para melhor organização de seu fluxo de atendimento, considerando que as condições sociais e econômicas impactam a saúde da população.
|