28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29i - Reabilitação psicossocial e recovery / Prevenção de adoecimento e promoção da saúde |
22040 - BLOG COMO ALTERNATIVA DE REINSERÇÃO SOCIAL POR MEIO DA INCLUSÃO DIGITAL: EXPERIÊNCIA EM CAPS ANDERSON FELIPE DE SOUZA ALVES - UNIFACS, PAULA SANDERS PEREIRA PINTO - UNIFACS
Período de Realização A elaboração do blog foi iniciada em maio de 2017 e está ainda em andamento, com encontros semanais.
Objeto da Experiência Usuários com bom dinamismo e potenciais criativo acompanhados pelo Centro de Atenção Psicossocial, (CAPS) tipo I de Mata de São João.
Objetivos A construção de um blog como espaço de contribuição favorável à reinserção social dos pacientes, através da inclusão digital, por meio de potencialidades, ênfase nos sujeitos, alívio do sofrimento psíquico e assim a socialização dos usuários do CAPS através do estimulo à autonomia e singularidade.
Metodologia Trata-se de um grupo desenvolvido no CAPS tipo I, do município de Mata de são João - Bahia. O Blog foi desenvolvido em parceria de um estagiário de psicologia e um Enfermeiro e conta com a participação direta de quatro usuários. Com a finalidade de avaliarmos as mudanças na qualidade de vida dos usuários após o início da oficina, foram utilizados os prontuários, entrevistas com equipamentos de gravação e diário de campo para registros dos dados e posterior transcrição e analise do material.
Resultados Os participantes da oficina reconheceram como o processo de ressocialização tem possibilitado o desenvolvimento de habilidades e potenciais criativos e como a oficina de Inclusão Digital, através da compreensão das singularidades, tem propiciado um maior respeito da sociedade para com as pessoas que apresentam transtornos mentais, isso porque há uma ruptura de paradigmas sociais, retrato de um olhar reducionista para com os portadores de Transtorno Mental, através da visibilidade.
Análise Crítica Debater Saúde Mental atualmente é se pensar em um sujeito inserido em uma esfera excludente e precária, ainda que com os avanços das políticas de Saúde Mental antimanicomiais, busque-se proporcionar um atendimento cuja finalidade é cuidar do sujeito como um todo. Especificadamente nesse contexto de ressocialização, os pacientes são capazes de desenvolver habilidades e têm potenciais a serem cultivados, podendo equivaler a fatores protetivos, favorecendo o seu desenvolvimento individual e social.
Conclusões e/ou Recomendações Acredita-se que o uso de tecnologias por parte dos profissionais de saúde mental pode construir mecanismos e caminhos que venham a desinstitucionalizar os usuários do CAPS, através da promoção de conhecimentos, buscando a reinserção social dos usuários com um olhar para suas histórias, potencialidades e culturas.
|