28/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC29i - Reabilitação psicossocial e recovery / Prevenção de adoecimento e promoção da saúde |
23502 - AMIGOS DA PRAÇA - ITATIAIA/RJ ISABELLE AFONSO DA CRUZ - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITATIAIA, ADRIANA CARNEIRO DA SILVA LIMEIRA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE ITATIAIA
Período de Realização A Atividade intitulada como "Amigos da praça" teve início em junho de 2017 e ainda está em andamento.
Objeto da Experiência Usuários de álcool e outras drogas em situação de rua que ficam na praça do bairro Campo Alegre em frente a ESF do território.
Objetivos -Vincular a equipe da ESF Campo Alegre II aos usuários da "Roda de fogo" do bairro;
- Identificar aos usuários através de cadastros;
- Elaborar um plano de ação articulado a rede ampliada visando a garantia de acesso aos serviços de saúde e assistência social bem como o exercício da cidadania dos usuários.
Metodologia O Trabalho se deu nas seguintes etapas:
Reunião com a rede ampliada,lideranças religiosas e comunitárias, para perceber a relação da comunidade com estes usuários, a estratégias já dotadas para ajuda-los e as relações de vínculos já estabelecidas;
Estabelecimento de um GT para avaliação, acompanhamento e estabelecimento de metas de acordo com o ministério da saúde ( Redução de Danos)
Rodas de conversas quinzenais dentro da unidade com os usuários com oferta de um café da manhã simples.
Resultados Ao longo desses poucos mais de 6 meses de trabalho foi possível estabelecer uma relação de vínculo com os usuários. São 10 membros fixos, questões pontuais de cuidados de saúde e/ou de assistência social acontecendo como todos os usuários tem cadastro individual ESUS e cartão sus, encaminhamento para consultas com especialidades, pequenas cirurgias e CAPS com retorno satisfatório, emissão de documentos, confraternização de natal, ações de redução de danos, etc.. Muito a se pensar, mas o primeiro passo foi dado.
Análise Crítica Itatiaia/RJ é um município com população estimada em 30.703 habitantes, uma RAPS com dificuldades de se estabelecer e serviços assistenciais com muitas dificuldades estruturais. As politicas de saúde Mental na atenção básica não existem devido a desestrutura da mesma enquanto especialidade. Qual é o mecanismo da ESF pra ser resolutivo diante da demanda apresentada em seu território quanto a população de usuário de álcool e drogas?
Conclusões e/ou Recomendações O principal desafio para toda equipe da ESF e comunidade é pensar Saúde Mental como Atenção básica com todas as limitações do SUS e as dificuldades do acesso ao serviço de saúde. Entender a ESF como porta de entrada e pontencializador da resolutibilidade da demanda. Eis o grande desafio dos profissioias de saúde do SUS: acolher e identificar as demandas de seu território e estar em constante diálogo com a REDE Ampliada.
|