Comunicações Orais Curtas

28/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29i - Reabilitação psicossocial e recovery / Prevenção de adoecimento e promoção da saúde

25923 - ITINERÁRIOS TERAPÊUTICOS AO CAPS E FATORES ASSOCIADOS EM CAMPINAS E FORTALEZA: RESULTADOS DA PESQUISA ACESSUS
CARLOS EDUARDO MENEZES AMARAL - UNICAMP, ROSANA ONOCKO-CAMPOS - UNICAMP, GASTÃO WAGNER DE SOUSA CAMPOS - UNICAMP


Apresentação/Introdução
A trajetória assistencial de pessoas com problemas de saúde mental (PSM) é influenciada pela disposição da rede de saúde e das práticas clínicas oferecidas, assim como pelas características sócio-demográficas e valores culturais da população. Estudos de itinerário terapêutico destacam esses aspectos, ao evidenciar características dos percursos no acesso à atenção em saúde mental.


Objetivos
Esta pesquisa objetiva descrever como se distribuem os usuários do CAPS em relação às vias de acesso ao serviço, e identificar características associadas ao ingresso via demanda espontânea e via encaminhamento pela Atenção Básica (AB).


Metodologia
O estudo consistiu em um estudo transversal com 983 usuários de CAPS, realizado por meio de inquérito nos serviços de Campinas-SP e Fortaleza-CE, integrando o projeto-matriz AcesSUS. Foram descritas as proporções de cada via de acesso ao CAPS (demanda espontânea, AB, hospital psiquiátrico, hospital geral e outros serviços), e realizada para cada município regressão logística múltipla para identificar fatores associados ao acesso ao CAPS via demanda espontânea e via AB.


Resultados
A maior proporção de encaminhamentos ao CAPS origina-se, em Campinas, da AB (14%) e, em Fortaleza, do hospital psiquiátrico (32%). A via de acesso ao CAPS está associada ao local de detecção inicial do PSM e a características sócio-demográficas: encaminhamento via AB está positivamente associado com detecção inicial na AB (ambos os municípios), maior idade (apenas em Campinas) e diagnóstico autodeclarado de ansiedade ou depressão (apenas em Campinas); ao passo que acesso enquanto demanda espontânea está associado positivamente à detecção inicial do PSM no CAPS e cor branca (ambos os municípios), e negativamente a uso prévio de psicotrópicos (apenas em Campinas).


Conclusões/Considerações
Essas evidências fortalecem o papel da atenção básica na detecção precoce de PSM, e indicam um itinerário ao CAPS diferenciado para pessoas brancas em ambas as cidades. Adicionalmente, apontam para diferenças entre os segmentos que acessam o CAPS por cada via de acesso, qualificados de forma particular nas modelagens locais da rede de atenção psicossocial dos municípios pesquisados.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360