Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29l - Cuidado em saúde mental - família, infância e adolescência

24992 - PERSPECTIVA DE CRIANÇAS SOBRE SEUS CUIDADOS EM SAÚDE MENTAL
PATRICIA SANTOS DE SOUZA DELFINI - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA/USP, TATIANE GUIMARÃES PEREIRA - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA/USP, ALBERTO OLAVO ADVINCULA REIS - FACULDADE DE SAÚDE PÚBLICA/USP


Apresentação/Introdução
Crianças em sofrimento psíquico são atendidas, no contexto do Sistema Único de Saúde, por uma rede de serviços, cuja função é proporcionar ações articuladas e singulares de cuidado. Nesse sentido, considerar a perspectiva da criança sobre os cuidados que recebe reflete os preceitos do modo de atenção psicossocial e a perspectiva desses serviços como locais de produção de subjetividades.


Objetivos
analisar como as crianças usuárias de um Centros de Atenção Psicossocial infanto-juvenil (CAPSi) entendem o serviço, o cuidado que recebem e o sofrimento que vivenciam.


Metodologia
recorte de pesquisa de doutorado, com suporte teórico-metodológico da Análise Institucional. Foram realizadas Observações Participantes do serviço e Grupos Focais - dois encontros com crianças de 6 a 10 anos usuárias do CAPSi. Nos encontros em grupo, foram propostas atividades lúdicas - desenho e dramatização com bonecos - com objetivo de proporcionar a interação entre as crianças e com as pesquisadoras e abrir a possibilidade para abordagem dos objetivos da pesquisa a partir de uma linguagem adequada para a idade. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa e consentida pelos responsáveis pelas crianças.


Resultados
A compreensão das crianças acerca de suas dificuldades e tratamento se assemelha ao entendimento dos demais atores envolvidos. Relatam que vão ao CAPSi devido a alguma dificuldade, como na fala ou no comportamento. Referem-se ao serviço como lugar de brincar e de acolhimento, o que se alinha com sua proposta e com os modos de expressão e elaboração infantil. Ao mesmo tempo, sinalizam que a função normatizadora da saúde, que tende a patologizar comportamentos, está presente, revelada em falas como "ajudar a obedecer" e ficar inteligente". Assim, percebe-se a presença concomitante de concepções e lógicas distintas, de um lado a disciplinar e reducionista, de outro, a ampliada e psicossocial.


Conclusões/Considerações
Os dados produzidos nos encontros com as crianças demostram seu alinhamento com as concepções que atravessam o imaginário social acerca dos problemas e cuidados em saúde mental. Há, assim, a coexistência da lógica disciplinar e psicossocial no entendimento do cuidado recebido. Ainda, dar voz às crianças revelou-se como estratégia potente de compreensão do cuidado, considerando-as narradores e protagonistas de seus cuidados e suas histórias.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360