Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29l - Cuidado em saúde mental - família, infância e adolescência

28380 - SAÚDE MENTAL DO CUIDADOR PRINCIPAL DE CRIANÇAS COM SÍNDROME CONGÊNITA ASSOCIADA AO ZIKA VÍRUS EM SALVADOR-BAHIA
MIRELA MAISA DA SILVA SOUZA - UFBA, LAÍS GOMES DA SILVA - UFBA, LUCAS MONTEIRO SANTOS - UFBA, MARCOS PAULO DE ALMEIDA SOUZA - UFBA, LETÍCIA MARQUES DOS SANTOS - UFBA, DARCI NEVES DOS SANTOS - UFBA


Apresentação/Introdução
A Síndrome Congênita associada ao Zika vírus (SCZ) envolve condições clínicas que podem atuar como fatores de ameaça para a dinâmica familiar. A dependência das crianças para realização de atividades diárias funcionais exige do cuidador principal atenção intensificada, o que implica na alteração da rotina, podendo estabelecer padrões emocionais disfuncionais e risco para transtornos mentais comuns.


Objetivos
Avaliar a saúde mental do cuidador principal de crianças com Síndrome Congênita associada ao Zika vírus, nascidas e residentes em Salvador-Ba.


Metodologia
Trata-se de um corte transversal com participação de 167 cuidadores principais de crianças com SCZ recrutadas para a linha de base da coorte Desenvolvimento Infantil na Comunidade (DICa) em andamento em Salvador, BA. A saúde mental foi avaliada pelo Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20) – o questionário é composto por 20 questões, com avalição em escala dicotômica (sim/não), sendo 8 o ponto de corte. O mesmo vem sendo utilizado em diversos estudos populacionais com bom desempenho para identificar transtornos mentais comuns e boa capacidade para rastreamento de morbidade psíquica na população. As tabulações e análises dos dados foram realizadas utilizando o software estatístico SPSS 20.


Resultados
Após a análise dos dados coletados no questionário SRQ-20, observou-se que 53 de 167 cuidadores principais, apresentaram escores acima de 8 pontos, demonstrando que 31,7% desses cuidadores apresentam suspeita de transtornos mentais comuns.


Conclusões/Considerações
Tal contexto denota necessidade de adequações e aprimoramento nas ações de atenção à saúde, em especial nos processos de trabalho que circundam a identificação e controle de vulnerabilidades para essas famílias. Faz-se necessário investigar a repercussão desse cenário para os cuidadores das crianças com SCZ, fornecendo subsídios para fomentar ações de apoio psicossocial para essas famílias, visando minimizar os prejuízos na oferta do cuidado.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360