Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29m - Saúde mental de grupos específicos/ Suicídio

22391 - SAUDE MENTAL EM COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE ALAGOAS
JARBAS RIBEIRO DE OLIVEIRA - UFAL / ENSP-FIOCRUZ, JORGE LUÍS DE SOUZA RISCADO - UFAL, MARIANA DA SILVA PACHECO - UFAL, EDJA SILVA SILVESTRE DE CARVALHO - UFAL, JOSENILDA REIS EMÍDIO - UFAL, MARIA CÍCERA DOS SANTOS DE ALBUQUERQUE - UFAL/ESENFAR, ANA ELISA BASTOS FIGUEIREDO - ENSP/FIOCRUZ


Período de Realização
Julho 2015 - Março 2016


Objeto da Experiência
Oficina de Saúde Mental e racismo em Comunidades remanescente de Quilombos na cidade de Taquarana, interior de Alagoas.


Objetivos
1)Sensibilizar sobre Racismo institucional e saúde mental;2) Promover a participação da comunidade;3)Formação de multiplicadores e o empoderamento;4)Exemplificar a relação dos DSS com a Saúde Mental;5)Discutir os direitos das comunidades quilombolas e das pessoas em Transtornos Mentais e a RAPS.


Metodologia
A oficina foi realizada em uma escola do município de Taquarana-AL, pelos professores e acadêmicos de educação física, enfermagem, medicina e psicologia. Os participantes da oficina: moradores e lideranças das comunidades, professores, profissionais da Saúde da Família, ACSs e gestores. Teve duração de um dia, onde foi discutido diversos temas relacionados à saúde mental (DSS, Racismo, Racismo Institucional, transtornos mentais etc).


Resultados
A oficina possibilitou sensibilizar os sujeitos envolvidos acerca do racismo e sua implicação para a saúde mental; reconhecer as informações e conhecimentos dos participantes sobre o tema; discussão sobre os direitos das comunidades quilombolas e das pessoas em transtorno mentais; construção de agenda de intenção com os gestores e profissionais de saúde e educação do município.


Análise Crítica
Ainda há um desconhecimento sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, bem como da política de saúde mental e da organização da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). Estigmas e preconceitos também são prevalentes.


Conclusões e/ou Recomendações
Conforme a avaliação dos participantes, a oficina foi bastante positiva, resultando em reflexões e proposições que se somaram às iniciativas comunitárias e profissionais para garantia dos direitos e melhoria na prestação dos cuidados em saúde mental das pessoas e das comunidades remanescentes dos quilombos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360