Comunicações Orais Curtas

29/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC29m - Saúde mental de grupos específicos/ Suicídio

29083 - VIDAS JUDICIALIZADAS: A MATERNIDADE ROUBADA
CRISTIANA MARINA BARROS DE SOUZA - UFMG, MONICA GARCIA PONTES - UFMG, ALZIRA DE OLIVEIRA JORGE - UFMG


Período de Realização
A experiência ocorreu em 2016 acompanhando uma usuária a três anos no consultório de rua.


Objeto da Experiência
Apontar a existência de práticas de violências e violação de direitos incididas sob gestantes usuárias de drogas pela equipe de saúde.


Objetivos

Apontar as discussões sobre a retirada compulsória de bebês de mães que são usuárias de álcool e outras drogas. Publicitando algo que ocorre em todo o país.



Metodologia


A retirada compulsória dos bebês de mulheres usuárias de álcool e outras drogas se tornou um problema central para os serviços de saúde, nomeadas como vulneráveis pelo poder judiciário toda a mulher que buscava os serviços de uma maternidade pública passava pela sina de ser interpelada por sua história sendo contestada, assim algumas equipes de saúde através do julgamento moral iam demarcando com vários estereótipos as inúmeras impossibilidades de uma mulher usuária de drogas ser mãe.



Resultados
O que recolhemos é que a judicialização das vidas e o sequestro dos bebês de mães usuárias de drogas são consequências irreparáveis nas vidas destas mulheres, para a política pública percebemos a quebra de vinculo do usuário e a posição de desconfiança delas para com os agentes de saúde. O tema tem se desdobrado na saúde e temos capilarizado a discussão no âmbito da política pública, academia e sociedade civil para nos instrumentalizar.




Análise Crítica
A alienação imposta por mecanismos de poder são formas de assujeitação precisas. O Estado está vendido para mecanismos que entram na lógica do capital, que tratam a vida de bebês de forma mercadológica e de mães de forma punitiva. Este é o esbouço vivenciado de praticas coercitivas e abusivas. Temos feito frente e lutado por um direito, dando visibilidade para o tema e ofertando cidadania e cuidado.




Conclusões e/ou Recomendações
A judicialização da saúde e da vida. Ao pensarmos e refletirmos o que será que está por trás deste sistema? Somos remetidos a pensar como estas estruturas arcaicas de poder se sobressaem em prol de uma estigmatização dos sujeitos ditos como invisíveis.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360