28/07/2018 - 14:30 - 16:00 CO7c - Acesso, acessibilidade, funcionalidade   | 
        
        
		  
					 
          				
						 28399 - TERRITORIALIZAÇÃO NA ATENÇÃO BÁSICA E IDENTIFICAÇÃO DE DEMANDAS PARA ATENÇÃO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA YATAMIRIS PÂMELA DA SILVA AGUIAR - ENSP/FIOCRUZ, DANIELLE CARVALHO RODRIGUES - ENSP/FIOCRUZ, RAQUEL RODRIGUES DOS SANTOS - ENSP/FIOCRUZ, ANDREIA ALVES DE SENA SILVA - ENSP/FIOCRUZ, VALÉRIA RAQUEL ALCANTARA BARBOSA - ENSP/FIOCRUZ, ALYNE LEAL DE ALENCAR LUZ - ENSP/FIOCRUZ, FABRÍCIA ARAÚJO PRUDÊNCIO - ENSP/FIOCRUZ, ZULMIRA BARREIRA SOARES NETA - FIOCRUZ, FRANCISCA DAS CHAGAS CUNHA GONÇALVES NETA - FSA
					
  
					Período de Realização A territorialização iniciou em abril de 2017 e a integração entre as equipes seguem até o momento.
  
 	Objeto da Experiência Atenção à pessoa com deficiência na atenção básica.
  
 	Objetivos Relatar a experiência das equipes de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) na identificação de demandas para a atenção à pessoa com deficiência a partir do processo de territorialização da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jacinta Andrade, em Teresina, Piauí
  
 	Metodologia Trata-se de um relato de experiência das equipes ESF e NASF para realização do diagnóstico situacional do território da UBS Jacinta Andrade do ano de 2017 e identificação das demandas das pessoas com deficiência. O conjunto habitacional adscrito apresenta a peculiaridade de ter quadras residenciais destinadas às pessoas com deficiência, sendo possível observar uma concentração desses usuários na área. As equipes buscaram identificar esses usuários, suas necessidades e parcerias.
  
 	Resultados Durante a territorialização identificou-se a grande demanda de pessoas com deficiência e seus familiares. As visitas no território identificaram o Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) como parceiro. Buscou-se então uma articulação entre as equipes ESF, NASF e CRAS. Foi formado um grupo operativo para aproximação dos usuários e profissionais, denominado “Céu de todos”, com encontros mensais e diversos temas abordados. Os usuários são bastante participativos e atuantes.
  
 	Análise Crítica Uma das ações estratégicas da Atenção Básica para a ampliação da atenção à pessoa com deficiência é desenvolver programas articulados na própria comunidade que promovam a inclusão e a qualidade de vida de pessoas com deficiência e seus familiares. A integração entre as equipes saúde e assistência social a partir da territorialização foi de fundamental importância para a ampliação e a potencialização das redes de apoio social das pessoas com deficiência no Jacinta Andrade.
  
 	Conclusões e/ou Recomendações A territorialização, integração das equipes de saúde e assistência social e a formação de um grupo operativo foram estratégias utilizadas para a ampliação da atenção à pessoa com deficiência na Atenção Básica. São os serviços que têm que se adaptar às necessidades das pessoas com deficiência, e não o contrário.
					 |