27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7a - Deficiência e práticas de cuidado |
27842 - CARAVANA DO CORAÇÃO: ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM MICROCEFALIA NA NO ESTADO DA PARAÍBA DANYELLE NÓBREGA DE FARIAS - FISIOTERAPEUTA, DOUTORANDA EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA E DOCENTE NA FACULDADE DE ENFERMAGEM NOVA ESPERANÇA., JULIANA NUNES ABATH CANANÉA - FISIOTERAPEUTA, DOUTORANDA EM BIOTECNOLOGIA PELA UFPB E DOCENTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ, IANKA MARIA BEZERRA CUNHA - ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA - UNIPÊ, EMANUELLE SILVA DE MÉLO - FISIOTERAPEUTA, DOUTORANDA EM MODELOS DE DECISÃO E SAÚDE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA., KÁTIA SUELY QUEIROZ SILVA RIBEIRO - FISIOTERAPEUTA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA., GERALDO EDUARDO GUEDES BRITO - FISIOTERAPEUTA, PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA., ROBSON DA FONSECA NEVES - FISIOTERAPEUTA, PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA., ELIANE NÓBREGA DE VASCONCELOS - FISIOTERAPEUTA, PROFESSORA DO DEPARTAMENTO DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA., ÂNGELA MARIA BARROS SILVA - ESTUDANTE DE FISIOTERAPIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA.
Período de Realização A Caravana do Coração foi realizada entre os dias 26 de junho e 08 de julho de 2017.
Objeto da Experiência Acompanhamento de crianças com microcefalia relacionada à Síndrome Congênita do Zika Vírus.
Objetivos A Caravana do Coração tem como objetivo avaliar, com uma equipe multidisciplinar, o desenvolvimento das crianças com microcefalia no estado, bem como acompanhar crianças já avaliadas na Caravana anterior ou salas do coração.
Metodologia Foram acompanhadas 92 crianças, das quais 07 apresentavam outras síndromes neurológicas, 04 eram casos notificados e posteriormente descartados, e 01 jovem de 19 anos, com microcefalia de causa genética, restando 80 crianças com Síndrome Congênita do Zika Vírus. Todas foram avaliadas e orientadas por uma equipe de 94 profissionais ou estudantes voluntários, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, psicóloga e assistente social, realizando ainda eletro e ecocardiograma.
Resultados Observou-se que as crianças apresentam importante atraso de desenvolvimento, disfagia, associada principalmente a déficit nutricional, alterações auditivas e oftalmológicas. As principais cuidadoras são as mães, em sua maioria divorciadas e sem emprego, pela incapacidade de conciliá-lo com os cuidados com a criança. Ainda existem crianças sem acompanhamento contínuo, também com dificuldade e acesso a especialistas e sem receber o Benefício de Prestação Continuada.
Análise Crítica Estas famílias necessitam do suporte do governo para dar seguimento às estratégias de cuidado com as crianças, as quais são permanentes e custosas. Portanto, é nítida a importância da caravana para o acompanhamento das famílias.
Conclusões e/ou Recomendações Diante do surto da microcefalia na Paraíba, a Caravana do Coração, fruto do convênio entre o Círculo do Coração de Pernambuco e do Governo do Estado da Paraíba, desde de sua quarta edição em 2016, iniciou o acompanhamento das crianças com microcefalia. A Caravana já é reconhecida como importante estratégia de saúde coletiva na Paraíba, evidenciando as condições de saúde e ofertando subsídios para planejamento e intervenções interprofissionais e intersetoriais.
|