Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7b - Deficiência, práticas, políticas de cuidado

22597 - AMPLIANDO O CONCEITO DE DEFICIÊNCIA EM POLÍTICAS: USO DE MODELO BASEADO NA CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE, INCAPACIDADE E SAÚDE NO BPC
CRISTINA MARIA RABELAIS DUARTE - NÚCLEO DE INFORMAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL – NIPPIS, VINCULADO À FIOCRUZ E FMP-FASE, MIGUEL ABUD MARCELINO - NÚCLEO DE INFORMAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL – NIPPIS, VINCULADO À FIOCRUZ E FMP-FASE, CRISTIANO SIQUEIRA BOCCOLINI - NÚCLEO DE INFORMAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL – NIPPIS, VINCULADO À FIOCRUZ E FMP-FASE, PATRÍCIA DE MORAES BOCCOLINI - NÚCLEO DE INFORMAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO SOCIAL – NIPPIS, VINCULADO À FIOCRUZ E FMP-FASE


Apresentação/Introdução
O Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social - BPC adota, desde 2009, modelo de avaliação biopsicossocial para elegibilidade, baseado na CIF/OMS, no qual a concepção de deficiência transcende as alterações corpóreas, ao considerar as barreiras vivenciadas no exercício de atividades e participação social. Constitui um marco na aplicação da CIF em políticas públicas no país.


Objetivos
Analisar as características do modelo biopsicossocial, baseado na CIF/OMS, para avaliação da deficiência para acesso ao BPC e descrever, a partir da perspectiva deste modelo, o perfil dos requerentes com benefícios deferidos e indeferidos.


Metodologia
São analisadas as etapas de avaliação, os atores envolvidos, os instrumentos utilizados e os critérios de decisão que caracterizam o modelo de avaliação biopsicossocial da deficiência para acesso ao BPC. O perfil de deferimento foi analisado na vigência do novo modelo para os anos 2010 e 2014, anos inteiramente com uma única versão dos instrumentos de avaliação vigente, considerando a razão de deferimentos (número de benefícios deferidos dividido pelo número de benefícios indeferidos, multiplicado por 100), segundo idade, gênero e componentes da CIF (barreiras ambientais, alterações corporais, limitações e restrições em atividades e participação) e gênero.


Resultados
A elegibilidade é analisada em duas etapas: 1) renda familiar apurada e declarada no momento da habilitação; 2) avaliação da deficiência, por assistente social e por perito médico, que qualificam a intensidade das barreiras ambientais, das alterações corpóreas e das limitações e restrições, com base na CIF. O resultado da avaliação é obtido pela combinação de qualificadores desses três componentes.
Há maior proporção de deferimentos entre homens e jovens. Entre os deferidos, primam qualificações graves ou completas e, no caso dos indeferidos, observam-se alterações corpóreas e limitações e restrições menos intensas. Grande proporção dos avaliados enfrenta barreiras ambientais importantes.



Conclusões/Considerações
Como decorrência do modelo de avaliação, apenas requerentes com alterações corporais potencialmente de longo prazo, com limitações e restrições moderadas, graves ou completas, são elegíveis ao benefício. A análise do perfil evidenciou importante vulnerabilidade social dos requerentes, pela grande proporção de barreiras ambientais enfrentadas, sublinhando a necessidade de políticas públicas voltadas também para os segmentos não atendidos pelo BPC.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360