27/07/2018 - 08:00 - 09:50 COC7b - Deficiência, práticas, políticas de cuidado |
22614 - PESSOAS COM DEFICIÊNCIA EM CACHOEIRA E SÃO FÉLIX –BAHIA: RETALHOS DE UMA DEMOGRAFIA E VISÕES DE OPRESSÃO SILVIA DE OLIVEIRA PEREIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, NADIRJANE NOGUEIRA CONCEIÇÃO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, CAMILA VIEIRA DA SILVA DE ASSIS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, ROGESON DOS SANTOS DE JESUS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, SAMUEL AGNE E SILVA DOS SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, FRANCINE DOS SANTOS CARDOSO - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, ARYELLE MIRANDA DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA, THAISY DE QUEIROZ SOUZA SANTOS - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
Apresentação/Introdução Este relato traz dados preliminares da pesquisa “Eu estou aqui o que é que há?”: pessoa com deficiência e políticas sociais fase 1, no recorte dos municípios de Cachoeira e São Félix, importante polo cultural do Recôncavo da Bahia cujo legado de resistência política e diversidade cultural e étnica convive com as desigualdades sociais que podem afetar sobremaneira as pessoas com deficiência.
Objetivos Apresentar, a partir de dados demográficos e territoriais, condições de opressão das pessoas com deficiência em São Félix e Cachoeira na Bahia
Metodologia Sendo a deficiência uma relação social que pode implicar em opressão, ausência ou precariedade de participação, o estudo focaliza informações sobre a condição de vida das pessoas com deficiência. Os municípios foram selecionados por serem semelhantes em termos populacionais da maioria dos municípios brasileiros, por sua importância na Bahia e por suas características de desigualdade social. Foi realizado levantamento de dados do censo do IBGE de 2010 sobre rendimento, acesso a educação e tipo de deficiência além de observação participante no cotidiano das cidades, com ênfase na topografia, mobilidade, participação das pessoas com deficiência e existência de serviços de saúde.
Resultados São Félix e Cachoeira tem 14.098 e 32.026 habitantes, sendo 1.453 e 3.265 com pelo menos um tipo de deficiência, respectivamente.
Em São Félix, 85,96% desta população, nunca frequentou creche ou escola; e a cidade de Cachoeira registra neste mesmo quesito, 84,35%.
Quanto ao rendimento mensal em São Félix e Cachoeira depara-se, respectivamente, com: 280 e 1.101 não possuem nenhum rendimento; 827 e 1.289 recebem até 1 salário mínimo; e 248 e 508 recebem acima de 1 salário.
Os municípios apresentam condições precárias de mobilidade seja pela arquitetura, seja pelos morros que compõem a sua topografia.
Os serviços de saúde mais complexos, incluindo a reabilitação, estão entre 50 a 110 km.
Conclusões/Considerações Os municípios, separados por um rio, unidos por uma ponte e por semelhanças culturais, tem também em comum indicadores que apontam para a pobreza e exclusão das pessoas com deficiência. Cerca de 10% das suas populações, as pessoas com deficiência são invisibilizadas no cotidiano das duas cidades que expressam, num mosaico local, a condição de opressão global a que este segmento populacional ainda é submetido.
|