Comunicações Orais Curtas

27/07/2018 - 08:00 - 09:50
COC7b - Deficiência, práticas, políticas de cuidado

22755 - CRIANÇAS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS DE SAÚDE E O DESAFIO DO ACESSO A DIREITOS: UM RECORTE DA SÍNDROME CONGÊNITA ZIKA VÍRUS
ALESSANDRA GOMES MENDES - IFF/FIOCRUZ


Apresentação/Introdução
O trabalho apresentado analisa limites e potencialidades inscritos no acesso de crianças com síndrome congênita do zika vírus (SCZv) e suas famílias às políticas de seguridade social, tendo como referência a experiência num Instituto de referência no Rio de Janeiro e a análise da intervenção pública delineada a partir da epidemia.


Objetivos
Analisar o acesso das crianças com SCZv e suas famílias às políticas de seguridade social, tendo como referência as necessidades sociais colocadas pelo adoecimento crônico na infância e as políticas sociais estruturadas nesse contexto.


Metodologia
Partindo do referencial histórico-dialético, compreende-se que a experiência com o adoecimento crônico na infância é permeada por contradições sociais expressas nas opressões de gênero, classe social, raça e geração. Estas se materializam na dificuldade de permanência dos cuidadores no mercado de trabalho, na luta pelo acesso às políticas públicas e na renúncia das mulheres a seus projetos de vida. Para captar esta realidade, utilizou-se a observação participante e a análise de Projetos de Lei e normativas interministeriais produzidos entre novembro de 2015 e junho de 2016 voltados para a atuação sobre as implicações sociais da epidemia.


Resultados
Ao analisar as respostas do Estado à epidemia do zika vírus, se destacam o sucesso significativo em relação à produção de conhecimento e o desafio do enfrentamento a suas implicações sociais. Projetos de Lei com vistas à indenização das famílias encontram-se tramitando no Congresso Nacional sem previsão ou garantia de aprovação. No âmbito da Proteção Social as respostas do Estado têm sido limitadas e residuais, onde a intersetorialidade aparece como orientação importante, cuja efetivação num contexto de desfinanciamento das políticas sociais demanda análises mais aprofundadas.


Conclusões/Considerações
Emergindo num contexto de aprofundamento da contrarreforma do Estado brasileiro, a síndrome congênita do zika vírus trouxe o nascimento de milhares de crianças acometidas por condições crônicas complexas de saúde, que demandam acesso a e insumos e serviços de saúde e reabilitação, educação inclusiva e políticas específicas de assistência social, num contexto em que se burocratiza e restringe o acesso às políticas públicas de garantia de direitos.

Trabalhos Científicos

Veja aqui as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS

Programação Científica

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Convidados

Conheça os Palestrantes confirmados e veja seus currículos!

SAIBA MAIS

Fique atento
às datas principais


26

Julho

2018

Inscrições encerradas.
Não haverá inscrição no local.

01

março

2018

Está encerrado o prazo para submissão de trabalhos.

locais do evento

Pré-Congresso

UERJ - Campus Maracanã

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro é uma das maiores e mais prestigiadas universidades do Brasil e da América Latina. Possui campi em 7 cidades do estado, sendo o maior deles localizado no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.

R. São Francisco Xavier, 524 - Maracanã, Rio de Janeiro - RJ, 20550-900

Congresso

FIOCRUZ - Campus Manguinhos

Fundação Oswaldo Cruz é uma instituição de ensino, pesquisa, serviços, desenvolvimento científico e tecnológico em saúde, localizada no Rio de Janeiro, Brasil, considerada uma das principais instituições mundiais de pesquisa em saúde pública.

Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ, 21040-360